O presidente da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, deputado Amauri Teixeira (PT-BA) fez, nesta quarta-feira (19), pronunciamento no plenário sobre o lançamento da campanha de Vacinação contra o HPV, que provoca câncer do colo do útero, para meninas de 11 a 13 anos. Ele lembrou a afirmação da presidente Dilma Rousseff , durante o lançamento da vacinação, que a campanha garante que as meninas do país, hoje, sejam mulheres saudáveis no futuro.
Amauri Teixeira lembrou, no discurso, que postos de saúde e escolas públicas e privadas estão fazendo a vacinação contra o HPV e que a meta do Ministério da Saúde é vacinar 80 por cento do público-alvo, formado por 5,2 milhões de meninas nessa faixa-etária. O deputado ressaltou que, a partir de 2015, a vacina passa a ser oferecida para meninas de 9 a 11 anos e, em 2016, às meninas que completam nove anos. Com isso, o Brasil, em apenas dois anos, protegerá a faixa etária (meninas de 9 a 13 anos) que melhor se beneficia da proteção da vacina.
Amauri Teixeira lembrou, ainda, a importância de o governo arcar com o preço das doses e a transferência de tecnologia, o que traz empregos e conhecimento para o Brasil. Ele ressaltou também a afirmação do ministro da Saúde, Arthur Chioro, sobre o custo de R$ 500,00 cada. Um valor que poderia fazer com que algumas famílias não consigam vacinar as filhas. Daí, a importância sobre a parceria de transferência de tecnologia nessa campanha, que permite ao Brasil assegurar a geração de empregos e renda.
Assessoria Parlamentar