Presidente da CCJ anuncia prioridade para propostas que aperfeiçoam democracia

decio ccj gustavo

O deputado Décio Lima (PT-SC), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), vai incluir como itens prioritários da pauta de votação do colegiado cinco propostas de emendas à Constituição (PECs) que “aperfeiçoam a democracia representativa” do País. A decisão, comunicada nesta quarta-feira (25), tem o objetivo, segundo o presidente, de criar uma agenda comum entre Câmara e Senado para impulsionar medidas que resgatem a credibilidade do Poder Legislativo.

“São mudanças que têm tudo a ver com aquilo que a gente chama de varrer o entulho conservador que ainda persiste no âmbito da democracia”, argumentou. Décio Lima explicou ainda que a decisão de priorizar essas PECs surgiu a partir de um “um processo de sinergia” entre os presidentes das duas Casas legislativas. “Tratam-se de matérias que auxiliam no combate à corrupção; de matérias que aperfeiçoam a representatividade popular no Congresso; de matérias que blindam o serviço público em relação a atos de improbidade”, destacou.

Com exceção da PEC 287/13, que trata dos suplentes de senador, todas as propostas (ver lista abaixo) estão prontas para a pauta na CCJ, que analisará a admissibilidade dos textos. Conforme destaca Décio Lima, a aprovação da admissibilidade pela comissão permitirá que o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), crie as comissões especiais para analisar o mérito das propostas. Em relação à PEC 287/13, ainda é preciso designar o relator da matéria na CCJ.

As PECs são as seguintes:

PEC 284/13 – Conhecida como a proposta de Lei de Ficha Limpa para o Servidor Público, veda a designação para função de confiança ou a nomeação para emprego ou para cargo efetivo ou em comissão de pessoa que esteja em situação de inelegibilidade.

PEC 286/13
– Permite que a população apresente, por meio de projeto de iniciativa popular, propostas de emenda à Constituição, o que atualmente não é possível.

PEC 287/13
– Reduz de dois para um o número de suplentes de senador e veda a eleição de suplente que seja cônjuge ou parente consanguíneo ou afim do titular, até o segundo grau ou por adoção.

PEC 291/13
– Dispõe sobre a perda de cargo para juízes e integrantes do Ministério Público que tiverem cometido falha grave, como atos de corrupção.

PEC 313/13
– Torna automática a perda do mandato de parlamentar nas hipóteses de improbidade administrativa ou de condenação por crime contra a Administração Pública.

Tarciano Ricarto com Agência Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100