O presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis, foi um dos homenageados pela 16ª edição do Prêmio Direitos Humanos. O prêmio é considerado a mais alta condecoração do governo brasileiro a pessoas e entidades que se destacaram na defesa, na promoção e no enfrentamento e combate às violações dos Direitos Humanos em nosso País.
Militante das causas LGBTs desde 1983, Toni Reis recebeu o prêmio das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia no Palácio do Planalto. O evento contou com a participação do ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), e do ministro da Cultura, Juca Ferreira.
A estatueta entregue neste ano foi idealizada pelo artista gráfico Elifas Andreato. Fundida em bronze com acabamento em pátina, base de granito preto e plaqueta banhada a ouro, a escultura chama-se “Maternidade”, e foi desenhada a partir da figura de uma mãe carregando seu filho.
Equipe Informes com agências