A presidenta Dilma Rousseff destacou nesta segunda-feira (27), em seu programa de rádio “Café com a Presidenta”, a inauguração dos seis estádios da Copa das Confederações, que gerou 24.500 empregos diretos e outros indiretos. A competição será iniciada no dia 15 de junho e vai receber oito seleções nacionais de futebol, incluindo o Brasil e a atual campeã mundial, a Espanha.
“Fiquei impressionada com a modernidade e a versatilidade dos campos de futebol, entre eles, o Mineirão, de Belo Horizonte, o Maracanã, no Rio de Janeiro, o Arena, de Pernambuco e o Mané Garrincha, de Brasília”, afirmou Dilma. Segundo a presidenta, a construção dos seis estádios “mostra que o nosso povo tem determinação, capacidade e competência para fazer a melhor Copa de todos os tempos”, disse referindo-se à Copa de 2014.
Além dos equipamentos e do alto nível dos estádios, que estão entre os melhores e os mais modernos do mundo, Dilma Rousseff anunciou que as arenas não vão receber apenas as partidas de futebol, mas também shows e grandes eventos, além de lojas, restaurantes, espaços culturais, como museus e anfiteatros. “Eles vão ser o novo espaço de lazer para a população”. A presidenta citou como exemplo, o Castelão, no Nordeste, que já funciona como arena multiuso. “O estádio já recebeu o show do Paul McCartney e já abriga um moderno museu sobre a história do futebol do Ceará, além de um auditório que oferece sessões gratuitas de filmes nacionais para a comunidade”, explicou Dilma Rousseff.
O deputado Paulão (PT-AL), que integra a Comissão de Turismo e Desporto, visitou os estádios de Pernambuco e de Brasília. “Fiquei impressionado com a engenharia moderna e o padrão internacional dos estádios, mediante parceria do governo federal com a iniciativa privada”, afirmou Paulão. O grande desafio, na avaliação do deputado, é fazer com que os estádios realizem não só eventos esportivos, mas funcionem também como espaços de entretenimento.
A presidenta Dilma lembrou ainda, que o setor de serviços também vai ser estimulado pela Copa do Mundo, além da construção civil. Por essa razão, o governo criou o Pronatec Copa, que são cursos específicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego para quem vai trabalhar nesses setores. Segundo Dilma, 86 mil alunos se matricularam nos cursos de diversas áreas do setor de turismo, entre eles, cursos de inglês, espanhol e da linguagem de sinais, Libras”, afirmou a presidenta.
Entrevista de Dilma na íntegra.
Ouça a íntegra da entrevista (08min46s) da Presidenta Dilma
Ivana Figueiredo com blog do Planalto.