A menos de 200 dias do início dos Jogos Olímpicos Rio 2016, os preparativos para o maior evento esportivo do planeta – pela primeira vez realizado na América do Sul- entram na fase final com a venda de ingressos para diversas competições, incluindo as cerimônias de abertura e encerramento da Olimpíada. Também será realizada a última série de eventos testes nas instalações esportivas construídas para sediar o evento.
A partir desta quinta-feira (21) cerca de 500 mil ingressos estarão disponíveis para a venda– incluindo as sessões mais procuradas, como finais e semifinais – no site www.rio2016.com/ingressos, a partir das 10h.
Os interessados poderão comprar ainda ingressos para os jogos de futebol masculino e feminino (no Rio de Janeiro e nas cidades-sede), para a natação e para o atletismo, inclusive para a final dos 100 metros- que deve contar com o atleta jamaicano Usain Bolt. Partidas de handebol, de polo aquático e competições de hipismo e tiro com arco também constam do pacote desse primeiro dia.
Na sexta-feira (22), às 10h, serão oferecidas oportunidades para quem quiser assistir a finais, semifinais e jogos de outras fases de esportes como o basquetebol, voleibol e vôlei de praia.
Para o deputado Vicente Cândido (PT-SP), o trabalho e a experiência adquirida pelo País na realização de grandes eventos conspiram para o sucesso do evento.
“O Brasil e o Rio de Janeiro se prepararam para receber os Jogos. Além das novas instalações esportivas houve investimento na formação de atletas de alto rendimento. Por isso a minha expectativa é que com esse trabalho – e com o know-how que adquirimos com a realização da última Copa do Mundo – possamos fazer um excelente evento, bater nosso recorde de medalhas e mostrar ao mundo que o Brasil não é apenas o País do futebol”, afirmou.
Ingressos – As vendas diretas – sem sorteio – são feitas somente pelo site www.rio2016.com/ingressos, com cartão de crédito Visa e com a Solução de Pagamento Virtual. Cerca de 60% dos ingressos custam até R$100 e o pagamento pode ser efetuado em até três vezes sem juros.
Para comprar os ingressos o torcedor pode escolher até seis sessões, selecionar de quatro a seis ingressos para cada uma delas e concluir a compra em até 30 minutos. Quem preferir pagar pela internet deve criar uma conta virtual e fazer a carga do valor antes de realizar a compra. Caso a opção de pagamento seja via boleto, é preciso fazer a recarga com um mínimo de 48 horas de antecedência.
Idosos e cadeirantes terão direito ao desconto em todas as categorias de preço. Estudantes terão direito à meia-entrada na menor categoria de preço em todas as sessões.
Serão colocados a venda um total de 7,5 milhões de ingressos.
Eventos teste- Nós próximos meses um calendário recheado de competições já simulará um pouco da atmosfera dos Jogos do Rio nos locais que estão prontos. Um total de 18 eventos-teste — sem contar os de esportes paraolímpicos — já foram realizados em 2015, de um total de 39.
Nesses eventos-teste, são colocadas à prova a operação e as instalações de cada local em competições. O Comitê Organizador aproveita para ouvir atletas e dirigentes das federações internacionais de cada modalidade em busca de sugestões de ajustes. Neste ano ainda serão realizados eventos teste em diversas modalidades como saltos ornamentais, natação, judô, handebol, futebol e atletismo.
O Rio tem recebido retornos dos mais diversos. Surgem reclamações, como sobre o sistema de ar condicionado no Riocentro que, por desviar a trajetória da peteca, incomodou atletas, mas também há elogios, como os recebidos pelas competições do vôlei de praia, ciclismo de estrada e tiro com arco, entre outros.
Para fazer correções e se aproximar desse objetivo, ainda ocorrerão 20 testes até o fim de maio.
Aclimatação- Apesar da maior parte das competições ocorrerem na cidade do Rio de Janeiro, engana-se quem pensa que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 vão beneficiar apenas a cidade.
Além dos jogos de futebol- parte deles disputados fora do Rio- antes de entrar em ação as delegações poderão se preparar num dos mais de 160 locais de treinamento pré-Jogos selecionados em 18 estados das cinco regiões do Brasil.
Tocha olímpica – Outro momento muito esperado antes dos jogos é o percurso da Tocha Olímpica. No Brasil, mais de 300 cidades- espalhadas pelas cinco regiões do país- receberão o cortejo com a chama Olímpica.
O revezamento começa 100 dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 em Olímpia, na Grécia. De lá, a chama Olímpica viaja até o Brasil, onde começa a trilhar o seu caminho rumo ao Rio de Janeiro, sua parada final.
A essência do revezamento é passar a chama Olímpica de um condutor da tocha para outro, envolvendo todo o país no clima dos Jogos. O processo de seleção dessas pessoas está encerrado. Até as 23h59 minutos do próximo dia 29 de fevereiro será divulgada no site do Rio 2016 a lista dos escolhidos para conduzir a chama Olímpica.
A Chama Olímpica é um importante símbolo na história dos Jogos Olímpicos e representa a paz, a união e a amizade. A chama é conduzida através das Tochas, em um grande revezamento que leva a mensagem Olímpica para além da cidade-sede e que termina com o acendimento da pira na Cerimônia de Abertura dos Jogos.
Héber Carvalho com agências