Preocupação de Aécio com meio ambiente é oportunista, afirma Leonardo Monteiro

LeonardoMonteiro04102013
O deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) disse nesta sexta-feira (4) que o recente discurso ambientalista do presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), “é falso e oportunista”. A observação ocorreu por conta da nota oficial divulgada na quinta-feira (3) pelo tucano, na qual lamenta a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de não conceder o registro da Rede Sustentabilidade, de Marina Silva. Aécio também afirma que irá apresentar um projeto alternativo ao País, com a preocupação de assegurar ao Brasil um desenvolvimento sustentável. 
“Em Minas Gerais, os governos tucanos nunca priorizaram a preservação ambiental. Muito pelo contrário, sempre patrocinaram projetos que destruíram o meio ambiente no Estado”, afirmou Monteiro. Entre esses empreendimentos, o parlamentar cita o incentivo indiscriminado à atividade mineradora que, “em muitas localidades tem contaminado o solo, o ar, e os lençóis freáticos”. Como exemplo de municípios afetados ele cita Itabira, Sabará, Catas Altas, Congonhas e Conceição do Mato Dentro. 
Ainda de acordo com Monteiro, a inoperância dos governos tucanos também se dá em relação à preservação da Mata Atlântica. Neste ano, e pela quarta vez consecutiva, Minas foi o estado campeão do desmatamento do bioma, segundo estudos da Ong SOS Mata Atlântica e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Nos anos de 2011 e 2012, por exemplo, o estado foi responsável por metade de toda a destruição da Mata Atlântica no País.  
Segundo o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, divulgado pelas entidades, nos últimos 10 anos de governo tucano houve um aumento de 70% na devastação comparado ao período anterior. O prejuízo para o bioma foi estimado em 10.572 hectares de vegetação nativa. 
O parlamentar citou ainda a destruição que ocorre na região norte do estado, em razão da exploração carvoeira. “Em muitas localidades as árvores estão se transformando em carvão por conta da desorganização e da falta de investimento do governo mineiro em fiscalização”, atestou Leonardo Monteiro. 
Incentivo– Quando ainda era governador do estado, em 2008, Aécio Neves sancionou a Lei 17.353. A ação foi muito criticada por entidades ambientais porque possibilita a derrubada de até 70% da Mata Seca, tipo de vegetação encontrada na região Norte do estado. Porém, a atitude do então governador foi comemorada por madeireiros e produtores rurais da região, interessados na comercialização de árvores de alto valor econômico como umbu, ipê e barriguda. 
 
Héber Carvalho
 
 
 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100