Prêmio Margarida Alves recebe inscrições sobre igualdade de gênero no meio rural

lucichoinackientrevista

A deputada Luci Choinacki (PT-SC), coordenadora da Frente Parlamentar Mista pelo Desenvolvimento da Agroecologia e Produção Orgânica na Câmara dos Deputados, destacou a importância do Prêmio Margarida Alves sobre pesquisas entre mulheres e homens no meio rural.  A 4ª Edição do Prêmio Margarida Alves de Estudos Rurais e Gênero – Mulheres e Agroecologia  recebe inscrições até o dia 30 de agosto e vai selecionar os melhores trabalhos sobre o tema.

Para a parlamentar, a premiação é muito importante porque promove a igualdade de gênero, que é um princípio de democracia e humanidade.“Esse prêmio eleva a autoestima e consequentemente a valorização das mulheres que produzem alimentos agroecológicos, além de ampliar espaços comerciais para o consumo de produtos da agroecologia sem venenos. Assim as mulheres conseguem produzir alimentos fundamentais muito nutritivos,” afirmou Luci Choinacki.

O prêmio Mulheres e Agroecologia  contempla três categorias: Ensaio Inédito, Relatos de Experiências e Memórias. O concurso em nível nacional tem objetivo de divulgar pesquisas e estudos sobre a igualdade entre mulheres e homens no meio rural. Os trabalhos devem focar em tópicos como: protagonismo das mulheres na produção e comercialização agroecológica; saberes tradicionais e sistematização de experiências; políticas públicas; organização social; articulação em redes; e convivência com os biomas.

A iniciativa é uma homenagem a Margarida Maria Alves (1943-1983), dirigente sindical que, após 12 anos no Sindicato Rural de Alagoa Grande (PB), rompeu com padrões tradicionais de gênero, fundou o Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural, lutou contra o analfabetismo e a exploração, defendeu a Reforma Agrária e acabou sendo assassinada.

Os artigos e textos serão analisados entre 15 de setembro e 17 de outubro de 2014. A divulgação dos resultados e a premiação estão previstas para dezembro deste ano. A publicação de coletânea está marcada para março de 2015.

Para Luci Choinacki, “este é um projeto de muita relevância para as mulheres, pois eram as ancestrais, mães e avós, que garantiram a existência da diversidade de sementes e práticas que são cultivadas até hoje.”

Késia Paos

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex