Prefeituras pedem socorro em Brasília e municípios não aceitam pagar conta da crise

O plenário da Câmara se transformou nesta terça-feira (21) em palco de protesto de onde se ouviu o grito de socorro de prefeitos e prefeitas de diversos municípios brasileiros e entidades representativas do setor. Eles vieram à Brasília exigir que as autoridades competentes atendam suas reivindicações e participaram da sessão solene promovida pelo deputado Caetano (PT-BA) e subscrita pelo líder da Bancada do PT, deputado Carlos Zarattini (SP).

“A situação dos municípios não está boa. Eles passam por várias dificuldades e nós, como parlamentares, temos a obrigação política e administrativa de ajudar todos os prefeitos do nosso Brasil”, afirmou Caetano, que comemorou o sucesso da sessão solene que, segundo ele, foi uma das mais representativas realizadas pelo Congresso Nacional.

Em discurso contundente, o representante da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), Eures Ribeiro afirmou que os municípios brasileiros não têm nenhuma responsabilidade pela crise que assola o país. “Não fomos nós os prefeitos que criamos a crise política, a crise financeira. Então, não somos nós que temos que pagar por ela”, argumentou.

O municipalista pintou o quadro de falência pelo qual passa os municípios. Segundo ele, na Bahia, por exemplo, mais de 200 prefeitos, das 417 prefeituras, não têm recursos para pagar o 13º salário de seus servidores. Para ele, a relação hoje estabelecida entre o governo federal e os municípios é o da casa grande e a senzala. “A União é a casa grande a nos chicotear”, lamentou. “401 prefeitos de 417 municípios da Bahia estão hoje em Brasília para dizer que não toleramos mais essa relação de casa grande e senzala”, afirmou Eures Ribeiro.

Frisou ainda o representante da UPB que, se for preciso, eles vão acampar em Brasília até que o governo atenda os pleitos municipais. “Não sairemos sem defender o povo porque o município é o povo, e o nosso objetivo aqui é o povo”, disse.

Representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da Associação Brasileira de Municípios (ABM), e da União dos Municípios da Bahia (UPB) têm uma agenda intensa em Brasília. Entre elas, reunião no Tribunal de Contas da União (TCU), reunião com o Colégio de Líderes da Câmara dos Deputados e com o presidente do Senado, Eunicio Oliveira (PMDB-CE). Foi o que informou o presidente CNM, Paulo Ziulkosky.

Benildes Rodrigues

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100