Prates reabrirá fábrica de fertilizantes no PR e diz que refinaria não será privatizada

Gleisi Hoffmann, Zeca Dirceu, Jean Paul Prates e diretores da Petrobras, em visita a REPAR Foto: Divulgação

Petrobras, recuperada pelo governo Lula para voltar a ser uma empresa a serviço do povo brasileiro, consolidou mais uma etapa do desenvolvimento estratégico do país. Na segunda-feira (14), o presidente da companhia, Jean Paul Prates, visitou a Refinaria Getúlio Vargas (REPAR) e a Araucária Nitrogenados (ANSA), unidades da Petrobras no Paraná. Prates anunciou a reabertura da subsidiária da ANSA, a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen-PR), localizada em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba.

Prates também garantiu que a REPAR não será mais privatizada. O presidente falou sobre os investimentos acompanhado de diretores da empresa, da deputada federal e presidenta Nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PT-PR) e do líder do partido na Câmara, Zeca Dirceu (PT-PR).

A Fafen foi fechada por Jair Bolsonaro em março de 2020, o que causou a demissão de centenas de trabalhadores e prejudicou a produção nacional, na esteira de duas outras fábricas abandonadas pelo governo Temer: uma na Bahia, situada em Camaçari, e outra em Sergipe, localizada no município de Laranjeiras. O resultado foi um aumento progressivo da dependência brasileira do fornecimento internacional da Rússia, em guerra com a Ucrânia desde no início do ano passado.

Fim do retrocesso

“Depois de anos de retrocessos e muita luta junto com os trabalhadores, a Fafen deve voltar a operar”, comemorou Gleisi Hoffmann. “Isso é muito importante para a nossa agricultura e para a segurança econômica do Brasil, senão ficamos na dependência de importação. A agricultura é a base da nossa economia e nós precisamos ter produção de fertilizantes”, justificou a deputada. “Se o estado não tiver refinaria, vamos pagar mais caro o refino de petróleo, vamos ter que importar mais petróleo e a gasolina”.

A Petrobras informou que os estudos de viabilidade técnica e financeira estão em andamento e que o assunto será analisado pela Diretoria Executiva e pelo Conselho de Administração da empresa. Segundo Gleisi Hoffmann, o presidente da Petrobras deu um prazo de oito a nove meses para a retomada das atividades da Fafen.

Prates reafirmou o papel estratégico que as fábricas de fertilizantes têm para o país. “O Brasil é um grande produtor de commodities agropecuárias, porém, dependente de fertilizantes de origem estrangeira”, apontou o presidente da empresa. “Esse mercado vem enfrentando muitos desafios no mundo todo. A Petrobras tem interesse em investir na reativação da ANSA por conta da sinergia da unidade com a Repar. Além de reduzir a dependência do país em relação à importação do produto, com a operação, vamos gerar emprego e renda”.

De acordo com a Petrobras, a ANSA possui capacidade de processamento de cerca de 1,9 mil toneladas por dia de ureia e 1,3 mil toneladas por dia de amônia, usadas na produção de fertilizantes agrícolas. A matéria-prima usada na unidade é o resíduo asfáltico, que pode ser obtido na Repar.

“A REPAR é referência em inovação e técnica, representa 14% das vendas da Petrobras e o polo de Araucária é o segundo maior em faturamento da empresa”, informou a Petrobras, por meio do site. “O perfil de produção é de 49% diesel e 27% gasolina. Isto é, a Repar converte quase 80% do seu processamento em diesel e gasolina”.

“Uma empresa como essa, de alta tecnologia, segue uma decisão política”, apontou Gleisi. “Ela pode ser colocada apenas para explorar petróleo e exportá-lo cru, e dividir os lucros com um número mais restrito de acionistas, como estava fazendo ou pode voltar a ser um instrumento de desenvolvimento do Brasil”.

Mudança na política de preços

Depois que o Jean Paul entrou, a gente conseguiu mexer na política de preços da Petrobras, por uma orientação do presidente Lula, e estamos conseguindo manter o preço dos combustíveis estabilizado, sem grandes flutuações”, afirmou Gleisi, em entrevista, após a visita. “Isso é importante para a economia, e era uma promessa dele”, lembrou a deputada.

“O Jean Paul veio aqui reafirmar essa promessa e dizer que a REPAR não será mais privatizada, continuará com a Petrobras, que continuará atuando no estado do Paraná”, comemorou.

PTNacional, com Assessoria da deputada Gleisi Hoffmann e site da Petrobras

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100