Praciano destaca conquistas do setor pesqueiro em conferência em Manaus

PracianoO deputado Francisco Praciano (PT-AM) participou na quinta-feira (2) da 3ª Conferência Estadual de Aquicultura e Pesca do Amazonas. O evento, realizado nos dias 2 e 3 de julho em Manaus, contou com a presença de pescadores locais, entidades voltadas à pesca e representantes de outros estados que debateram a evolução da atividade pesqueira no Brasil e ações de programas de pesca regionais.

Praciano destacou as conquistas do setor após a criação da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (SEAP), transformada em junho, no Ministério da Pesca e Aquicultura. “A importância da criação do Ministério da Pesca e Aquicultura deve ser ressaltada principalmente por causa da dimensão continental do Brasil, com mais de oito mil quilômetros de costa e infindáveis rios, decisivos para fomentar a produção de pescado no país”, disse Praciano.
Outro ponto destacado por Praciano foi a sanção presidencial da nova Lei da Pesca, que irá regulamentar as atividades do setor. A Lei da Pesca tramitou por mais de 14 anos no Congresso Nacional e com ela pescadores e aquicultores passaram a ser produtores rurais, com acesso ao crédito rural e a recursos mais baratos para o financiamento da produção.

“Certamente a política de pesca do Brasil vai ter maior autonomia, mais programas de desenvolvimento e com certeza recursos para firmar o marco regulatório da atividade pesqueira do Brasil”, afirmou o deputado.

De acordo com o parlamentar, a atividade de pesca no Brasil não se limita a atender mercado mas, considerando que o consumo de peixes na região amazônica é dez vezes maior do que no resto do país, o incentivo e os programas para o setor o Brasil têm grandes possibilidades de aumentar o potencial de produção e de gerar emprego e renda. “ A pesca é questão de sobrevivência na região amazônica, ligada à segurança alimentar e um agente estimulante que gera empregos”, concluiu.

No fim da Conferência, Praciano lembrou a assinatura do decreto presidencial que convoca a 3ª Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca que ocorrerá entre 30/09 à 02/10 em Brasília, evento que, na sua avaliação, trará grandes contribuições para o fortalecimento do setor.


Hérika Tavares, estagiária de jornalismo

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também