Povos indígenas: governo Lula lança campanha “Nunca mais um Brasil sem nós”

Governo Lula lança campanha “Nunca mais um Brasil sem nós” no Dia Nacional dos Povos Indígenas. Foto: Leonardo Otero

Em uma conquista histórica do governo Lula, que criou pela primeira vez o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) no país, a campanha “Nunca mais um Brasil sem nós” foi lançada nesta quarta-feira, 19, em celebração ao Dia Nacional dos Povos Indígenas.

A ação, conforme o MPI, propõe dar visibilidade à luta dos 305 povos indígenas que resistem e existem no Brasil. Esses povos garantem a preservação de 274 línguas faladas e habitam todos os biomas brasileiros como protagonistas da sua preservação.

A ministra do MPI, Sônia Guajajara, ressaltou o compromisso do presidente Lula e os avanços conquistados em seu governo em pouco mais de 100 dias.

“Sabemos dos enormes desafios que temos pela frente, e justamente por isso é tão importante ressignificar este dia e celebrar nossas conquistas até aqui. Em pouco tempo já tivemos grandes avanços e teremos muitos mais, não apenas neste Abril Indígena, como em todo este ano e neste governo. Sempre digo que não será fácil superar 522 anos em quatro, mas estamos dispostos, como um governo verdadeiramente comprometido com as causas indígenas, a fazer deste momento a grande retomada da política indígena no Brasil”.

A coordenadora do Setorial Nacional de Assuntos Indígenas do Partidos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (PT), Tani Rose, elencou as conquistas democráticas defendidas pelo partido na pauta indígena e destacou assuntos fundamentais que precisam ser resolvidos no país como a demarcação de terras indígenas e a proteção dos territórios dos povos originários.

Ouça Tani Rose:

Data é renomeada

Esta é a primeira vez que o dia 19 de abril é celebrado como o Dia Nacional dos Povos Indígenas. Por meio de decreto, a data foi renomeada recentemente após a deputada federal Joenia Wapichana apresentar um projeto de lei para deixar no passado o uso inadequado do termo “índio”, e para reforçar toda a diversidade e pluralidade dos povos indígenas. Wapichana é a primeira mulher indígena a assumir o comando da Funai no país.

Direitos Indígenas no governo Lula

Durante a solenidade, a ministra reafirmou o comprometimento não só do MPI, mas de todo o governo Lula na luta pela garantia, promoção e proteção dos direitos indígenas. Guajajara citou as seguintes ações do governo Lula:

– a retomada do Estado em territórios indígenas invisibilizados;

– o trabalho interministerial para a conclusão do censo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que conseguiu chegar aos territórios mais afastados, garantindo assim a documentação do aumento da população indígena do Brasil;

– o compromisso do presidente Lula com a demarcação de terras; a valorização de órgãos de saúde indígena;

– o constante diálogo com os demais ministérios para a promoção de políticas indigenistas, como o bolsa família indígena, a educação pensada para os povos indígenas dentro de seus territórios e a bolsa permanência para indígenas nas universidades, a segurança dentro dos territórios para a proteção da população indígena;

– o reconhecimento internacional a partir do compromisso com as políticas de proteção ambiental e territorial.

“Sempre falamos que temos que contar uma nova história e agora estamos aqui, refazendo nós mesmos essa história”.

https://twitter.com/padilhando/status/1648668863511314432

A solenidade de lançamento da campanha reuniu, além da ministra dos povos indígenas, Sonia Guajajara, a diretora da ANMIGA, Braulina Baniwá; o coordenador Executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Dinamam Tuxá; a presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); Joenia Wapichana; e a deputada federal Célia Xakriabá (PSOL/MG); Participaram ainda a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias.

 

Confira a galeria de fotos do lançamento da campanha “Nunca mais um Brasil sem nós”:

1 / 7
Fotos: Leonardo Otero

PTNacional, com informações do MPI

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100