Em toda a caminhada de Lula pelo interior do Nordeste, as manifestações do povo fazem com que os próprios nordestinos sejam também protagonistas desta caravana do ex-presidente. Para muitos, estar perto de Lula e ouvir o que ele tem a lhes dizer significa reacender a esperança em dias melhores.
Abaixo alguns depoimentos de quem esperava a passagem de Lula em Quixeré, no Ceará.
“Estou aqui para conhecer e ouvir as palavras do presidente Lula, que é homem guerreiro, que o povo nordestino admira demais. Nos governos Lula, eu era novo, mas meus pais falavam das conquistas que tivemos, da luta dele para ajudar o povo sofrido. Se encontrar o Lula, eu direi para ele que a gente espera ele voltar para o cargo de presidente. Ele foi o melhor que o Brasil já teve, que olhou para o pobre. A juventude está sem esperança. As pessoas hoje estão com o pé atrás com os políticos. Lula poderia reacender a chama que a gente tinha”.
Daniel Nascimento (cabeleireiro, 24 anos)
“Vim ver o Lula porque ele foi a pessoa que fez história no País. O que me marcou nele foi o pobre poder ter acesso a várias coisas: ao Fies, ao ‘Minha Casa, Minha Vida’ e ao Bolsa Família, que foi um grande avanço para o pobre. Depois do Lula e da Dilma, tudo piorou. A solução seria Lula voltar”.
Gessica Alana Cruz Araújo (estudante – 20 anos)
“Vim ver o Lula porque gosto muito dele. Se for candidato 100 vezes, voto com ele 100 vezes. Quando foi presidente, muita coisa mudou. E agora piorou”.
Raimundo Miguel de Souza (agricultor aposentado)
“Vim dar um abraço no Lula, se eles deixarem. Lembro que no governo dele ninguém comprava fiado. A gente comprava no dinheiro. Hoje ninguém compra mais nada. Acabou. Se ele for candidato, é eleito. A vida era melhor 100 por cento. Agora zerou”.
Nonato Zacarias (agricultor)
Carlos Leite