Povo brasileiro sabe diferenciar distorções da mídia da realidade, diz Líder do PT

JilmarTattofotoGustO líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto (SP),  voltou a criticar o comportamento de setores da mídia na cobertura dada ao julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal, da Ação Penal 470, que a grande imprensa convencionou chamar de “mensalão”. Em entrevista à TVPT, ele lembrou que o processo começou com a denúncia de um ex-deputado federal, utilizado pela “mídia conservadora para desgastar os governos Lula e Dilma e também o  PT”.

“Primeiro, quero me solidarizar, na qualidade de líder da bancada do PT na Câmara Federal , com todos os filiados do PT que estão sendo julgados injustamente neste processo, que se convencionou chamar de ´mensalão´, na verdade uma grande peça de marketing usado pela mídia conservadora e pela oposição, uma grande farsa montada contra o PT”, disse.

Ele observou que nos autos, definidos pela Procuradoria Geral da República para formular a denúncia que está sendo julgada pelo STF, não há provas contra os filiados do PT arrolados no processo, constituindo assim uma  “grande farsa”.

Inocência – Jilmar Tatto chamou a atenção para um dos aspectos da farsa, de que deputados petistas teriam recebido dinheiro para votar nos projetos do governo Lula. “ Deputado do PT não precisa receber dinheiro, vota por convicção”, sublinhou o líder.  “Nos autos não há provas de desvio de recursos públicos, nos autos não tem, de maneira alguma, em momento algum, qualquer recurso, dado por quem quer que seja, a deputados do PT para votar nos projetos do governo Lula; nos autos está claro que os filiados do PT não cometeram crime”.

 “Então, o que nós pedimos é que os ministros do STF apenas julguem o que está nos autos e que não sofram pressão de quem quer que seja; aliás, esta tem sido a postura dos membros do STF: sempre julgar, condenar ou absolver em cima dos autos”, completou Tatto. “ Por isso,  com discernimento, segurança e também muita responsabilidade eu tenho certeza que os ministros do STF vão fazer um julgamento justo”.

Ele lamentou o fato de petistas arrolados no processo estejam sendo “execrados” pela  “mídia conservadora”, que os condena a priori, para “sangrar o PT em função de uma disputa politica, partidária e eleitoral”.

Jilmar Tatto disse que o povo brasileiro sabe diferenciar as distorções propagandeadas por setores da mídia do que é a realidade.  As denúncias sobre o chamado “mensalão” surgiram em 2005 e houve setores da oposição e da mídia, de forma clara ou dissimulada, defendendo até um golpe de Estado para destituir  Lula do poder. “ O povo brasileiro teve a sabedoria quando , em 2006,  reelegeu Lula, mesmo com as denúncias, e em 2010 elegeu a presidenta Dilma. Eu tenho  tenho certeza que agora, para a eleição de prefeitos e vereadores, mais uma vez o povo brasileiro vai confiar no PT e não sem razão: o PT é o principal partido do país hoje.

O líder enfatizou que o PT, desde sua criação, elegeu o combate à corrupção como um dos eixos centrais de sua plataforma. E esta orientação foi seguida pelo governo Lula, entre 2003 e 2010, e agora com o governo Dilma. “Nós não somos complacentes com a corrupção, ao contrário,  onde governamos fortalecemos os mecanismos de controle, fazemos a participação popular”.

Ele lembrou que de 2003 para cá, os órgãos de controle e de combate à corrupção foram fortalecidos pelo governo do PT e aliados, como a Polícia Federal, o Tribunal de Contas da União, a Controladoria Geral da União, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras  (COAF -) e os mecanismos de controle interno de cada ministério.

“Então,  não adianta vir com lição de moral, nós somos o Partido da ética, que tem compromisso com o povo brasileiro e acredita na democracia. Vamos enfrentar este debate com respeito às instituições,  mas fazendo o debate político da maneira que tem que ser colocado, porque o grande interesse do povo brasileiro é o crescimento econômico, o emprego,  a educação,  a saúde, o investimento em infraestrutura. É isso que interessa ao País, e não o discurso moralista, udenista, que as vezes a oposição faz e grande setor da mídia conservadora tem feito. Por isso, nós nos solidarizamos e conclamamos  todos os militantes e filiados do PT,  todo povo brasileiro, para estar  conosco nesta luta”.

Equipe PT na Câmara, com Portal do PT

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também