A cerimônia de posse da presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), no dia 1º de janeiro de 2011, vai ser uma festa bem feminina. Mulheres que se destacaram na história do Brasil vão ser homenageadas com painéis espalhados por toda a esplanada. Mas o roteiro segue a tradição das posses.
Ás 14h, terá início à programação oficial, com missa ecumênica na catedral. Depois Dilma Rousseff segue no Rolls Royce presidencial até o Congresso Nacional, onde será empossada Presidente da República. Em seguida, vai ao Palácio do Planalto.
Pela previsão do cerimonial da posse, Dilma Rousseff chegará ao Palácio do Planalto às 16h30. No local, recebe a faixa presidencial e logo depois sobe ao parlatório, onde fará o primeiro discurso como presidente do Brasil.
Shows – A festa da posse, no entanto, começa bem mais cedo, a partir de 10h, com shows de cantoras brasileiras na Esplanada dos Ministérios. Segundo informações do Ministério da Cultura, estão confirmadas as apresentações de Elba Ramalho, Zélia Duncan, Fernanda Takai, vocalista da banda Pato Fu, e Mart’nália, filha do sambista Martinho da Vila.
Os shows serão interrompidos ás 14h e volta às 18h e continua até as 21h. Dilma não deve participar da festa na Esplanada pois será homenageada com um coquetel no Palácio do Itamaraty, logo após o discurso no Planalto.
A expectativa é que mais de 70 mil pessoas acompanhem a posse na Esplanada. E representantes de 40 governos estrangeiros já confirmaram presença, entre eles os presidentes da Colômbia, Uruguai, Chile e Venezuela; além da secretária de Estado americana, Hillary Clinton.
Equipe Informes, com agências