O deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), coordenador do Grupo de Trabalho (GT) da Reforma Política e Consulta Popular, comemora os mais de 64 mil acessos de 16 mil visitantes do portal que permite a participação da população no debate sobre a mudança no sistema eleitoral. O deputado destaca que esse interesse foi registrado em apenas uma semana de funcionamento do portal e-democracia. “Recebemos mais de mil sugestões nesta primeira semana”, citou.
Nesse período, foram postados 113 tópicos de discussão diferentes e 126 propostas para as quais os internautas registraram 14 mil votos. Entre os temas que mais receberam participação estão o fim do voto secreto e do voto obrigatório. “É muito bom perceber o interesse da sociedade em participar da discussão”, afirmou Vaccarezza. Ele garantiu que as sugestões e críticas postadas na rede serão sistematizadas e apresentadas aos deputados que participam do debate.
Na próxima quinta-feira (8), o GT realiza a primeira audiência pública com a participação de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, da Central Única dos Trabalhadores, da Força Sindical e da Confederação Nacional da Indústria. O debate será às 9hs no plenário 13.
A população também pode acompanhar ao vivo pelo e-Democracia as audiências públicas sobre o tema.
Assessoria Parlamentar