Políticos homenageiam Eduardo Valverde e querem continuidade de seus projetos

solene valverde_D1Em uma sessão comovente realizada na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (12) diversos deputados se revezaram na Tribuna da Câmara para homenagear o ex-deputado Eduardo Valverde (PT-RO), que faleceu em um acidente de carro no dia 11 de março último. Nas presenças da esposa e dos filhos do ex-parlamentar, o líder da bancada do PT na Câmara, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), um dos proponentes da sessão solene, fez um relato da “atuação exemplar” do político de Rondônia, nos oito anos em que exerceu mandato na Câmara Federal (2002-2010).

Segundo o líder petista, por sua grandeza, determinação e defesa dos grandes ideais da Nação, do povo rondoniense e dos mais pobres, Valverde entra para o quadro dos heróis brasileiros. “Em oito anos de mandato ele sempre esteve sintonizado com grandes questões nacionais. Tinha capacidade de dialogar com todas as forças políticas nacionais e estaduais. Sua ausência é uma grande perda para o Brasil e para Rondônia, mas ele deixará seguidores, pois está vivo entre nós”, destacou Paulo Teixeira.

Representando a bancada petista, o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) falou da ousadia e da convicção com as quais Valverde lutava pela democracia, em seu sentido mais amplo. “Valverde foi um parlamentar inatacável e representou nesta Casa os melhores valores do ser humano. Tinha muita solidariedade com os menos favorecidos e dava voz às minorias”, afirmou. Chinaglia disse que irá lutar pela duplicação da BR 364, estrada onde faleceu Valverde.

Em agradecimento pelo “serviço prestado à nação brasileira”, o deputado Fernando Ferro (PT-PE) afirmou que se empenhará pessoalmente para que todas as iniciativas apresentadas por Valverde na Câmara sejam continuadas. ” Sua ação deixou marcas. Requisitamos na Comissão de Minas e Energia que todas as ações dele fossem continuadas por outros parlamentares. Pedi também ao líder Paulo Teixeira para que a bancada dê sequência a todos os projetos dele. Seu projeto não pode parar”, afirmou.

Na solenidade, o deputado Padre Tom (PT-RO) anunciou a apresentação de um projeto de lei para duplicação da BR 364. O projeto prevê ainda que a rodovia seja rebatizada com o nome do ex-deputado. “Valverde se preocupava muito com a infraestrutura do país e, especialmente, de Rondônia. Sua luta não foi em vão e vamos trabalhar para levar adiante seus grandes ideais”, disse.

Muito emocionada, a esposa do ex-parlamentar, Mara Valverde, agradeceu aos presentes pela homenagem e pediu empenho dos deputados na viabilização da duplicação da BR 364. “Estou muito emocionada, mas muito orgulhosa por ter compartilhado com Eduardo esses oito anos nesta Casa de leis. Agradeço imensamente a todas as pessoas aqui”, disse.

Acidente – Eduardo Valverde, que também era presidente do PT em Rondônia, e o secretário estadual de organização do PT, Ely Bezerra Sales, morreram em um acidente de carro ocorrido na BR-364, na região do município de Ji-Paraná, no dia11 de março de 2011. Ambos cumpriam agenda organizativa do partido e viajavam com destino à cidade de Costa Marques.

Edmilson Freitas.

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também