Políticos e sociedade civil se reúnem para formular propostas para o Brasil

 

Ativistas, intelectuais, artistas, juristas, políticos e sindicalistas encontram-se neste sábado (16), no centro de São Paulo, para discutir ações para o Brasil sair da crise e reestabelecer o Estado Democrático de Direito. Será mais uma edição da Jornada pela Democracia, iniciativa que une diferentes segmentos para debater temas essenciais para o país.

O evento começará às 14h no Galpão do Folias, localizado à Rua Ana Cintra, 213, cerca de 100 metros do Metrô Santa Cecília, com entrada franca. Haverá ainda transmissão pela internet. O formato é o de “sofá”, e não a tradicional mesa, deste modo, em vez de cada palestrante falar por um determinado período de tempo, haverá mesas com quatro ou cinco pessoas que vão conversar de maneira livre, com um moderador mediando a discussão.

A 1ª edição da Jornada pela Democracia aconteceu em abril de 2016, também em São Paulo, como contraponto às manifestações da direita realizadas no mesmo dia. A iniciativa buscava responder ao ódio com ideias, e ao panelaço com diálogo. A 2ª edição aconteceu no dia 24 de maio, com 10 horas de debates e foco no tripé Justiça, Direitos Humanos e Segurança.

A 3ª Jornada foi realizada em frente ao Instituto Lula e serviu para repudiar os atentados contra o local e outros diretórios do PT e, sobretudo, exigir respeito ao processo democrático. A Casa de Portugal abrigou a 4ª e 5ª Jornada pela Democracia com a denúncia contra o golpe parlamentar em curso e lançamento do livro sobre o tema. A última edição, realizada em março deste ano, no Tucarena, debateu a Reforma da Previdência e os ataques aos direitos sociais promovidos pelo governo Temer.

Esta 7ª jornada contará com a presença do ex-prefeito Fernando Haddad, do diplomata Celso Amorim, da cineasta Lais Bodasnky, do coordenador da Frente Favela Brasil Luíz Jesus, do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), da estudante e líder das ocupações nas escolas do Paraná, Ana Julia, da diretora do Instituto Lula, Tamires Sampaio, da advogada Valeska Teixeira, da diretora executiva do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) Marina Dias, do economista da Unicamp, Guilherme Mello, do mestre em Direito do Processo Penal, advogado Anderson Lopes e do membro da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, entre outros convidados.

(AP)

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também