Política acertada – Luiz Sérgio

Ano retrasado, o mundo foi abalado pelo estouro da bolha imobiliária americana.

lsergio_artigoDa noite para o dia, uma crise financeira e econômica se espalhou pelo mundo e transformou riquezas em pó. Mas também foram pulverizadas as teorias neoliberais do Estado mínimo, e de que o mercado seria a panaceia para todos os males. Os adeptos do Consenso de Washington ficaram órfãos quando viram seus credos desvanecerem no vendaval da crise.

É nesse cenário que sobressaem as políticas públicas do governo Lula adotadas desde 2003, de reforço ao papel do Estado como passo estratégico para o desenvolvimento do país. As medidas anticíclicas adotadas garantiram a execução de um programa de gastos públicos para sustentar a demanda da economia.
Isso permitiu ao país atravessar a crise sem sobressaltos, nem de longe lembrando os fracassos do governo FHC ao enfrentar crises de muito menor impacto.

É inegável o papel do Estado para manter tanto o nível de investimentos, com iniciativas como o PAC , como o nível de consumo, por meio de políticas que favorecem sobretudo as camadas mais pobres da população. Foi graças a essa decisão estratégica tomada em 2003 que conseguimos amortecer ao máximo os efeitos da crise.

Num cenário de incertezas, os adversários tentaram até tripudiar quando o presidente Lula previu que a crise, para o Brasil, seria uma “marolinha”. Foi graças à decisão de empunhar todas as armas à disposição do Estado que o presidente pareceu um piloto na turbulência da crise, papel hoje reconhecido internacionalmente.

Com todo um arsenal à mão – como redução de impostos, incentivo à atuação dos bancos públicos, orientação à Petrobras para ampliar os investimentos, lançamento do maior programa de habitação popular da história do país – chegamos ao fim do ano com o Brasil superando o impacto principal da crise e retomando a trajetória de crescimento. O Brasil deve ser um dos poucos países a fechar 2009 com PIB positivo. Isso foi possível porque rompemos com a lógica neoliberal que imperou até 2002. Ao fortalecer o Estado, criamos musculatura para enfrentar o furacão gestado no centro do capitalismo.

LUIZ SÉRGIO é deputado federal (PT-RJ).

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100