Em sessão solene realizada nesta terça-feira (6), no Plenário da na Câmara, o deputado Policarpo (PT-DF) elogiou a atuação da Polícia legislativa do Congresso Nacional.
“O trabalho de bastidor realizado pelos agentes da Polícia Legislativa, incompreendido muitas vezes, é extremamente necessário para o pleno desenvolvimento das diversas etapas do processo legislativo. Afirmo com convicção que sem o trabalho desses operários, dificilmente os deputados e senadores teriam condições de exercer com altivez e independência as inúmeras atribuições que lhe foram delegadas pelo povo brasileiro” disse o deputado.
Policarpo citou a cortesia da Polícia Legislativa no ato de prestar informações aos cidadãos que circulam pela Câmara e a competência com que lida com as mais diversas situações de trabalho, das mais simples rotinas até as manifestações mais acaloradas de determinados segmentos da sociedade. O deputado atribuiu esse desempenho à vontade política da Casa e à direção do Depol, em particular, por capacitar os seus servidores com o que há de mais avançado em educação policial no Brasil e no mundo.
O parlamentar também destacou dois projetos, por ele relatados, que garantem direitos aos agentes. O projeto de lei complementar (PLC 554/2010), que trata da aposentadoria especial a servidores públicos que exerçam atividade de risco e o projeto (PL 3351/12) que define o trabalho dos agentes de Polícia Legislativa como atividade exclusiva de estado. “Me comprometo a trabalhar pelas reivindicações dos servidores do Depol. Um dos avanços no PLC 554 é que o governo já aceitou incluir a Polícia Legislativa no rol dos setores envolvidos na aposentadoria especial de risco. Também estou incluindo os agentes no quadro da atividade exclusiva de estado,” afirmou.
Késia Paos