A ANP (Agência Nacional do Petróleo) divulgou nesta sexta-feira (29) que o volume de óleo nas reservas no campo de Libra, na área da camada do pré-sal da bacia de Santos, está estimado entre 3,7 bilhões e 15 bilhões de barris. O mais provável, segundo a ANP, é que Libra tenha 7,9 bilhões de barris recuperáveis de petróleo. Com o anúncio, Libra passa a ser o maior reservatório do pré-sal, ultrapassando as reservas de Tupi (entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris).
Se a estimativa máxima, de 15 bilhões de barris, se confirmar, Libra dobrará as reservas atuais de petróleo do Brasil. “É importante destacar que somente este prospecto de Libra pode vir a ter um volume de óleo recuperável superior às atuais reservas provadas brasileiras, próximas de 14 bilhões de barris de petróleo”, diz o comunicado da ANP.
O anúncio da reserva confirmou a estimativa feita pela consultoria internacional da Gaffney, Cline & Associates a pedido da ANP, que indicou potencial entre 7,9 bilhões e 16 bilhões de barris.
A megarreserva de Libra deverá ser a primeira do pré-sal a ser leiloada pela ANP, mas ainda não há uma data para isso ocorrer.
Para o líder do PT, deputado Fernando Ferro (PE), a expectativa de exploração de petróleo na camada pré-sal está se confirmando e revela uma mudança da Petrobras “A expectativa é de um volume de 50 bilhões a 100 bilhões de barris e essa expectativa está sendo gradativamente atingida, além de existirem sondagens de novas possibilidades. Isso evidencia a melhora da Petrobras no atual governo e a valorização promovida nas áreas de pesquisa e prospecção. A empresa está agora colhendo frutos dessas ações e dos investimentos realizados”, avaliou.
Segundo o deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), o anúncio da ANP vem reafirmar, em primeiro lugar, o acerto da política recente da Petrobras, que voltou a investir. “Em decorrência disso foi possível descobrir as reservas do pré-sal. Mostra também que a potencialidade anunciada do pré-sal estava correta, o que vai contribuir para combinar desenvolvimento de setores estratégicos do país com preservação ambiental”, afirmou.
Tupi – Nesta quinta-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou a primeira estrutura definitiva de produção comercial na área do pré-sal. Foi no campo de Tupi, que tem capacidade de produzir até 100 mil barris/dia.
A produção da nova plataforma, porém, será de 14 mil barris/dia até o fim do ano. Em 2012 a capacidade total deve ser atingida.
Pré-sal – O pré-sal é uma camada de petróleo e gás localizada a profundidades que superam os sete quilômetros, abaixo de uma extensa camada de sal. A faixa do pré-sal se estende ao longo de 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos).
Gabriela Mascarenhas com agências