PNE: Investimentos vão revolucionar a educação, garante Vanhoni

Angelo vanhoni D 2

O relator da comissão especial que analisou o Plano Nacional de Educação ( PNE-PL 8035/10), deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR), encerrou a leitura do parecer final dos trabalhos do colegiado.

A reunião desta quarta-feira (30) foi marcada pela polêmica em torno do percentual do PIB a ser aplicado na educação neste decênio. Para o relator, o percentual de 7,5% de investimento direto ou 8% de investimento total na educação, proposto no texto, tem o potencial de realizar uma “revolução” no setor.

“Ao aplicarmos esses recursos na educação, até 2020, teremos condições de enfrentar os principais  problemas na educação do País. Poderemos universalizar o atendimento escolar, melhorar a qualidade do ensino e valorizar o salário dos professores, desde o nível básico até o superior”, destacou Vanhoni.

Para o vice-líder do governo no Congresso, deputado Gilmar Machado (PT-MG), o debate em torno do percentual do PIB a ser aplicado na educação não deve ser politizado. “Quando o relator propôs o índice, ele teve que escolher entre o sonho e a realidade. O meu é o de aplicar 10% do PIB, mas não podemos adotar esse índice de forma irresponsável só para agradar, e depois o País não ter condição de honrar o compromisso no futuro”, explicou.

De acordo com Gilmar Machado, os deputados da oposição, que atualmente defendem 10% do PIB para a educação, esquecem que os recursos destinados no relatório não levam em conta a proposta de 50% dos royalties do pré-sal para serem aplicados no setor nos próximos dez anos. O parlamentar lembrou que o texto prevê ainda a revisão do plano, no quarto ano de implementação, que poderá elevar o investimento previsto inicialmente.

Ao também criticar o oportunismo político de deputados do PSDB e do DEM, o presidente da Comissão de Educação da Câmara, deputado Newton Lima (PT-SP), lembrou que “durante o governo FHC”, esses partidos “foram contra a proposta de 7% do PIB, e aplicaram apenas 3% na educação”, alertou. Durante o governo Lula, segundo ele, os recursos aumentaram para 5,1%, sem computar o maior crescimento do PIB no período.  

A previsão de votação do texto na comissão especial nos dias 12 e 13 de junho. Também participaram da reunião a deputada Fátima Bezerra (PT-RN) e o deputado Biffi (PT-MS).

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo