O plenário da Câmara deverá apreciar nesta terça-feira (7) os requerimentos de urgência e a proposta, de autoria do deputado Givaldo Vieira (PT-ES), para a criação de uma comissão externa para avaliar a crise de segurança pública no Espírito Santo. A decisão foi tomada pelos líderes partidários em reunião na manhã de hoje.
De acordo com Givaldo Vieira, a comissão tem o objetivo de estudar alternativas e propor soluções. “Trabalhadores e estudantes são impedidos de saírem de casa, as famílias estão assustadas com a insegurança que tomou o Espírito Santo desde sábado. É preciso trabalhar com diálogo e celeridade nas ações para estabelecer a normalidade nas nossas cidades”, explicou o petista.
Violência contra a Mulher – Ainda nesta semana poderá ser votado o PL 7371/14, da Comissão Mista de Inquérito da Violência Contra a Mulher (CPMI), que cria o Fundo Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres. O projeto tem apoio da Bancada do PT na Câmara.
Pela proposta, o fundo receberá dinheiro do orçamento, de doações, de convênios e de rendimentos para investir em políticas de combate à violência contra a mulher. Entre as ações que podem ser beneficiadas estão assistência às vítimas; medidas pedagógicas e campanhas de prevenção; pesquisas na área; participação de representantes oficiais em eventos relacionados à temática da violência contra a mulher; reforma de instalações, compra de equipamentos e outros gastos relacionados à gestão (exceto pagamento de pessoal).
Gizele Benitz
Foto: Luiz Macedo