Plenário conclui votação do Fundo Social do pré-sal

pedro-3Após intensos debates ao longo de todo o dia de hoje, o plenário da Câmara concluiu, com a apreciação dos destaques, a votação do PL 5940/09, do Executivo, que cria o fundo social com recursos do pré-sal. O projeto prevê a aplicação de parte dos recursos da exploração do petróleo do pré-sal em programas de combate à pobreza, de enfrentamento das mudanças climáticas e de desenvolvimento da educação, cultura, saúde pública e ciência e tecnologia.

Uma das emendas aprovada é a que destina 5% dos recursos de combate à pobreza do fundo social para financiar a paridade entre o reajuste do salário mínimo e das aposentadorias. Durante a tarde houve tentativa de acordo para a aprovação de outro texto sobre a emenda. Mas, o novo texto foi rejeitado. O líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou que a aprovação da emenda “desfigura” o projeto do fundo social. “Houve uma decisão de governo e uma parte da base se aliou a oposição para aprovar essa emenda que não atende os interesses dos aposentados”, criticou Vaccarezza.

Para o líder da bancada do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE) a lição que se tira da aprovação da emenda é saber quem está ou não com o governo nestas votações. “O PT é da base aliada e votou com o governo. Tínhamos discutido com os autores da emenda um procedimento para aperfeiçoá-la mas, no entanto, a compreensão não foi de trabalhar com espírito de negociação, foi de ir para o confronto”, disse Ferro.

Na avaliação do deputado Pedro Eugênio (PT-PE), autor do PL 5417/09 que tramita apensado ao projeto do Executivo, “da forma que foi apresentada pela oposição foi visivelmente uma emenda má intencionada para criar constrangimento ao governo federal”. A emenda, acrescentou o petista, “é inconstitucional pois atrela os recursos da Previdência para recompor diferenças em relação ao salário mínimo que de acordo com a Constituição não pode mais ser referência”, frisou Pedro Eugênio. A matéria segue agora para análise do Senado.

Agenda – O plenário realiza sessão extraordinária nesta quinta-feira (24), às 9h.

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex