Plenário aprova medida sobre sanções da OMC

O plenário da Câmara aprovou nesta terça-feira (8) a MP 482/10, que viabiliza a aplicação, pelo Brasil, de sanções autorizadas pela Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre os direitos de propriedade intelectual de outros países quando eles descumprirem o acordo constitutivo do órgão e o bloqueio temporário de remessa de royalties relativos a esses direitos. A medida segue para análise do Senado Federal.

Para o líder da bancada do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE), a medida é importante para que o Parlamento participe, em conjunto com o Executivo, da defesa dos interesses do Brasil. “Estamos tratando de comércio internacional, do descumprimento pelos Estados Unidos de obrigações em tratados internacionais. O Brasil e os países que produzem algodão foram prejudicados por subsídios da ordem de 90%, que são promovidos pelos Estados Unidos, e isso leva a um desequilíbrio do comércio internacional”, disse Ferro.

A Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizou o Brasil a aumentar tarifas de importação sobre produtos norte-americanos, por causa dos subsídios oferecidos aos produtores de algodão daquele país. De acordo com o líder petista, a MP dota o país de legislação para a defesa de uma concorrência “desleal e injusta”. “Para poder retaliar e afirmar os direitos do nosso País em relação à propriedade intelectual, aos royalties e a outros direitos que temos, garantindo que a nossa agricultura, os nossos serviços e os nossos negócios sejam respeitados”, ressaltou.

A medida dá amparo legal ao governo brasileiro para aplicar retaliações contra os Estados Unidos pelos subsídios dados aos produtores de algodão. Em agosto do ano passado, a OMC autorizou o Brasil a aplicar sanções aos Estados Unidos no valor de US$ 830 milhões, por não terem cumprido decisão do órgão, de 2005, que determinou o fim dos incentivos aos produtores norte-americanos.

Como os programas de ajuda aos agricultores não foram suspensos, o Brasil reivindicou na OMC a possibilidade de compensar o prejuízo com medidas no setor de propriedade intelectual. As regras valerão para qualquer país que quebrar acordos comerciais no futuro. De acordo com a MP, o País só poderá aplicar as medidas após ser autorizado pela OMC.
Agenda – O plenário realiza sessão ordinária nesta quarta-feira (9), às 14h, para apreciar outras MPs que trancam a pauta de votação.

 

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100