O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) elogiou a aprovação nesta quinta-feira (9), pelo plenário, do requerimento de sua autoria (REQ 5752/17), que cria uma comissão representativa externa para acompanhar o caso dos 19 brasileiros desaparecidos durante a travessia entre as Bahamas e os Estados Unidos. Os brasileiros estão há 90 dias sem fazer nenhuma comunicação com os familiares. “Há um descaso das autoridades brasileiras, e este Parlamento acerta ao criar uma comissão externa, porque nós estamos falando de seres humanos”, afirmou.
Reginaldo Lopes cobra uma resposta do Itamaraty. “Essa situação ocorre diariamente e o Brasil precisa responder a esses familiares. Há dois mineiros, mas também há desaparecidos de vários outros estados, e as famílias pedem uma resposta. Queremos cobrar do Itamaraty para que dê uma resposta e ajude a elucidar esse desaparecimento”, destacou o petista.
Entenda – Um barco com dezenas de pessoas saiu do Caribe no final do ano passado em direção a Miami, na Flórida, e pelo menos 19 ocupantes seriam brasileiros. No entanto, eles desapareceram. As autoridades caribenhas não têm registro de detenção de brasileiros que integram a lista de desaparecidos em Bahamas, nem há indícios de nenhuma embarcação naufragada ou à deriva no território do país.
Gizele Benitz
Foto: Divulgação