Plenarinho: Iara Bernardi destaca importância da formação política das crianças

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Foto: Assessoria Parlamentar
 
A deputada Iara Bernardi (PT-SP) participou nesta quinta-feira (30) da sessão plenária dos deputados mirins do Projeto Plenarinho 2014. A deputada, única parlamentar presente, foi aplaudida pelos deputados mirins. Ela destacou a importância do Projeto Plenarinho para a formação política, ética e cidadã das crianças; examinou a pauta de votação, cumprimentou os deputados mirins e sugeriu aos dirigentes do Projeto Plenarinho da  Câmara dos Deputados a realização de um estudo que analise as repercussões desse projeto na atuação futura dessas crianças na política.
 
“Quantos desses deputados mirins estarão, aqui, na Câmara dos Deputados daqui a vinte anos?”, perguntou a parlamentar. “Quantos serão vereadores, prefeitos, deputados estaduais nos seus estados?”, questionou.  A deputada sugeriu que os projetos dos deputados mirins sejam  aproveitados pelos parlamentares. Este ano, Iara Bernardi apresentou projeto do estudante da UnB que participou do Projeto Politeia para estudantes de Ciências Política. O projeto do estudante Ernesto Lazari, obriga o estado a dar curso profissionalizante para jovens que estiverem prestes a ser desligados das casas de acolhimento. 
 
A Câmara Mirim, que já está em sua 9ª edição, oferece a alunos do ensino fundamental a experiência de ser deputado por um dia. O programa simula uma sessão do Plenário na qual os estudantes apresentam, debatem e votam projetos de lei previamente selecionados. O Plenarinho, Portal infantil da Câmara dos Deputados, selecionou seis professores que trouxeram seus alunos para participar do programa Câmara Mirim 2014. Eles concorreram, por meio da apresentação de projeto pedagógico, com outros 36 inscritos. Além disso, eles vão participar do  Missão Pedagógica no Parlamento, um curso sobre educação para democracia destinado a professores dos ensinos fundamental e médio, também oferecido pela instituição. 
 
Entre os professores selecionados estão Ana Lúcia da Silva, de São Paulo (SP), que apresentou um projeto pedagógico sobre liderança estudantil para alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental, e Carmem Aparecida Cardoso, de Piracicaba (SP), que elaborou projeto sobre ética e cidadania na formação de uma escola e de uma sociedade democráticas. 
 
Também foi escolhido o projeto de Luiz Fernando Porto e de Orestes Barbosa, do Rio de Janeiro (RJ), que visa a elaboração do regimento interno das escolas. A professora Regina Maria Acquarone, de São Paulo (SP), com o tema “A República da Escola”; Carlos Lima Campos, de Sobradinho (DF), com o projeto “A Gestão Democrática na Sala de Aula”; e Felipe Ricardo Lovemberger, de Rio Negrinho (SC), com “O Jovem: a Ferramenta Política Contemporânea”, foram os outros três selecionados.
 
Assessoria Parlamentar 

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