PLC da redução das tarifas de ônibus pode ser votado após dez anos de tramitação

welitonplenario

 

Na semana que vem, a Câmara dos Deputados poderá iniciar a análise o projeto de lei da Câmara (PLC 310/09), antigo PL 1927/03, que institui o Regime Especial de Incentivo para o Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano de Passageiros (Reitup). A informação é do deputado Weliton Prado (PT-MG), que participou na quarta-feira (19) de reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

 

Segundo o parlamentar, o Senado se comprometeu a votar o PLC até a próxima terça-feira (25), quando a proposta poderá ser devolvida à Câmara. Weliton Prado já solicitou ao presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), prioridade na instituição da comissão especial que vai analisar o projeto, para que os líderes indiquem rapidamente os membros da comissão.

 

Segundo o petista, a proposta não precisa ser votada pelo Plenário. “Queremos aprová-la o mais rapidamente possível, pois o projeto determina redução automática das tarifas. A proposta define um convênio entre as cidades e o governo federal para a desoneração de impostos e insumos com o objetivo de reduzir o valor da passagem do transporte público cobrado do usuário. Mas os municípios e os estados terão que aderir ao convênio”, explica.

 

A reunião contou ainda com as presenças do presidente da Comissão, do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, que preside a Frente Nacional de Prefeitos, e do relator do projeto, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ).

 

Pressão popular – O deputado Weliton Prado afirma que poderá ser a primeira vitória no Congresso Nacional do movimento popular que acontece nas ruas em todo o Brasil. Segundo ele, nem os prefeitos nem os governadores abrem mão de suas receitas para fazer as desonerações. “Após dez anos de tramitação, enfim, poderemos ver o projeto aprovado. Isso, graças à mobilização do povo nas ruas. O projeto possibilita zerar as alíquotas da CIDE e do ICMS sobre o diesel, além de outros impostos”, afirmou.

 

Para o deputado, a medida é uma forma certa de se reduzir o alto preço do transporte. “É uma decisão que provoca impacto direto na vida do cidadão. A passagem é um dos itens que mais pesam no orçamento. As pessoas precisam usar o ônibus ou o metrô para trabalhar e para estudar e não têm alternativa a não ser pagar as passagens. Mas, os valores são altos e não há clareza sobre as planilhas de custos que determinam os reajustes”, afirmou Prado.

 

Projeto – A proposta prevê a redução ou isenção de tributos sobre o óleo diesel, chassis, carrocerias, veículos, pneus e câmaras de ar. Além disso, prevê a implantação de bilhete único ou do sistema de transporte integrado. Essa desoneração fiscal seria para as empresas prestadoras dos serviços de transporte público de passageiros por meio de ônibus, micro-ônibus, metrô, trem metropolitano e trólebus. Um conselho de transportes, com a participação da sociedade civil, também deverá ser instalado.

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100