Fotos: Gustavo Bezerra/PTnaCâmara
Integrantes da Frente Parlamentar pela Reforma Urbana reuniram-se na manhã desta quarta-feira (26) para acertar os detalhes da reunião de Comissão Geral que discutirá o Plano Nacional de Mobilidade Urbana e questões relativas ao uso do solo nas cidades. A Comissão Geral está marcada para o dia 3 de julho, às 14h, no plenário da Câmara. O presidente da Frente, deputado Nilmário Miranda (PT-MG), espera que o debate contribua para a solução dos problemas urbanos.
“E necessário destacar que não começaremos o debate do zero. O Brasil já possui, por exemplo, uma lei que trata de mobilidade urbana e o governo também tem realizado pesados investimentos no setor. O que precisa ser feito agora é acelerar a implementação dessa política, e esperamos que com essa reunião surjam contribuições nesse sentido”, destacou Nilmário. A lei da Politica Nacional de Mobilidade Urbana foi sancionada pela presidenta Dilma em janeiro de 2012.
Para o deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA), integrante da coordenação da Frente, além de contribuir com propostas para melhorar a mobilidade urbana, a Comissão Geral também vai debater o uso social do solo. “Precisamos trabalhar de forma articulada para apresentar soluções a curto, médio e longo prazo, tanto para o transporte público, mas também com medidas que transformem a valorização do solo urbano em benefícios para toda a cidadania”, defendeu Zezéu.
De acordo com o presidente da Frente, diversos atores envolvidos com a Reforma Urbana serão convidados para o debate. Entre eles, o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e representantes dos usuários do sistema, permissionários, e o movimento Passe Livre.
Heber Carvalho