Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, divulgado na semana passada, aponta que 39,5% dos brasileiros ainda não têm conta em banco, sendo o Nordeste a região com maior número de excluídos, com 52,5% dos habitantes sem registro bancário.
Uma das metas do mandato do senador eleito Walter Pinheiro (PT-BA) é promover o acesso dessa parcela da população a contas bancárias através do uso do celular.
Pinheiro vai levar proposta essa semana ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, com quem vem conversando sobre um plano piloto, envolvendo cadastrados dos programas dos ministérios do Desenvolvimento Social e do Desenvolvimento Agrário. “Vou apresentar projeto de lei no Senado, regulamentando a bancarização via telefonia móvel”, afirma Pinheiro, que vê na medida um forte estímulo para inclusão financeira e digital, além de movimentar a economia local em regiões afastadas de grandes centros.
Segundo Pinheiro, o Banco do Brasil já conta com um serviço da Oi (Oi Paggo) que atende 15 mil pontos comerciais, podendo ser ampliado para atender os beneficiários do Bolsa Família e do Pronaf: “Porém, para isso, será necessário aumentar a oferta de serviço 3G nos municípios e, principalmente, assegurar o compartilhamento das redes das operadoras”, explica.
A bancarização via celular que já vem sendo estudada por bancos e operadoras. Segundo o Ipea, na Região Norte, o índice de exclusão também é alto e chega a 50%. Nas regiões mais desenvolvidas economicamente, mais de 60% de sua população foi incluída no sistema bancário. No Sudeste, o percentual é de 65,9%. Confira o estudo do Ipea aqui.
Assessoria Parlamentar