Pinheiro articulou convênio para máquinas desfibradoras de sisal

walterMais de três mil agricultores familiares, de Valente (BA) e de outros municípios da região, foram beneficiados com a entrega de 140 máquinas desfibradoras de sisal, nesta quinta-feira (16).

Quando esteve à frente da Secretaria Estadual do Planejamento, o candidato ao Senado pela coligação “Pra Bahia Seguir em Frente”, o deputado Walter Pinheiro (PT-BA) garantiu recursos para ações de melhorias das condições de trabalho de agricultores familiares, inclusive para produção dessas máquinas.

 

O novo equipamento, criado por José Faustino Santos e testada pelo Ministério do Trabalho, soluciona um problema antigo na região: a mutilação de mãos e antebraços de trabalhadores em antigos equipamentos de desfibrar a folha do sisal.

“Esse é um grande exemplo de aplicação de nova tecnologia, com atuação direta do poder público, para solucionar um antigo problema social da região. O novo equipamento vai garantir segurança e melhorar as condição de trabalho dos produtores de sisal em nosso estado”, afirmou Walter Pinheiro. Ele destacou que a Bahia gerou 251,5 mil empregos de janeiro de 2007 a agosto deste ano. “E é dessa forma que os governos estadual e federal atuam, com incentivo ao crescimento econômico e melhoria das condições de trabalho.

Empenho e participação – De acordo com Ismael Ferreira, diretor executivo da Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira, Walter Pinheiro, como deputado ou secretário, sempre apoiou às ações no Território do Sisal. “Os recursos que possibilitaram ações como essa de hoje, foram conseguidos através do empenho e da participação direta de Pinheiro, ele teve papel decisivo nessa parceria feita pelos governos estadual e federal, que possibilitou a compra nas novas máquinas”, afirmou Ferreira.

A cultura do sisal gera a renda que possibilita a sobrevivência de aproximadamente 700 mil pessoas em mais de 260 mil hectares da cultura, distribuídos em mais de 40 municípios do semiárido baiano. O Brasil é o maior exportador de sisal do mundo, com uma produção anual de 119 mil toneladas, e 94% dessa produção tem origem na Bahia.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também