Pimenta teme novos ataques a indígenas no MS e cobra busca de crianças desaparecidas

pimenta indigenas ms
Passados mais de quatro dias após um ataque violento, em ação paramilitar, contra um acampamento instalado pelos indígenas Guarani e Kaiowá na fazenda Madama, incidente sobre a terra indígena de Kurusu Ambá, duas crianças indígenas seguem desaparecidas.

G.L.G, de 11 anos, e T.V.B, de 10 anos, sumiram sem deixar rastros em meio a chuva de tiros disparada pelos agressores, ao mesmo tempo em que era ateado fogo no acampamento indígena, queimando todos os pertences da comunidade. Os Guarani e Kaiowá não descartam a hipótese das crianças terem sido sequestradas. No ataque, por muito pouco uma criança não acabou carbonizada, como relatou nota do Ministério Público Federal, publicada no fim da tarde da sexta-feira (26).

Após o incidente, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, foi ao Mato Grosso do Sul apurar os danos e violações causadas em decorrência dos ataques e garantir a proteção dos indígenas. O parlamentar solicitou uma equipe de busca para encontrar as crianças, em ação conjunta com o Procurador da República Ricardo Pael. Cerca de 30 soldados da Força Nacional passaram a atuar na segurança dos indígenas acampados.

Tape Rendy, indígena Guarani e Kaiowá desabafou: “Estas crianças se criaram aqui, conhecem bem este terreno, já deviam ter voltado. A comunidade está revoltada. Não aguenta mais a dor pelos pequenos que sumiram. Se eles levaram não será a primeira vez. Perguntem nas aldeias, sempre levam crianças”.  

“Novas ofensivas de grupos paramilitares podem ocorrer nos próximos dias contra esses indígenas”, alerta Pimenta, muito preocupado com a situação.

“A morosidade das demarcações das terras indígenas cria um clima de instabilidade e violência. Além disso, a impunidade com relação aos crimes cometidos faz com que os casos de violência se repitam. Torço para que as duas crianças desparecidas não tenham sido vítimas de massacre”, acrescenta o presidente da CDHM.

Com informações do Cimi e do Vi o Mundo
Foto: Fabricio Carbonel/CDHM

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex