Pimenta rebatiza FHC: “o corvo contemporâneo”

pimenta tribuna jornal

 

Em discurso na tribuna da Câmara, nesta quinta-feira (20), o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) relembrou a insígnia que marcou a trajetória de Carlos Lacerda, apelidado de “Corvo” – por Samuel Wainer, do jornal Última Hora – em razão de sua postura golpista contra o então presidente Getúlio Vargas, na década de 1950. Com a reprodução de uma capa da Tribuna da Imprensa, diário comandado por Lacerda, que pedia a renúncia de Vargas, o parlamentar gaúcho rebatizou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso: de “Príncipe dos Sociólogos”, FHC passa a ser conhecido como o “Corvo contemporâneo”, o “Carlos Lacerda da nossa época”.

Pimenta destacou que, em momentos importantes da história brasileira, grandes líderes afirmaram-se na política nacional. “Quando nos lembramos da história do Brasil sempre surgem na nossa memória figuras como Getúlio Vargas, João Goulart, Leonel Brizola, Tancredo Neves e certamente a figura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, listou o deputado, para em seguida falar de “figuras que foram lembradas para sempre pela conduta que tiveram no momento em que o País mais precisou de equilíbrio, de esperança, de postura cívica”.

Pimenta registrou que “a história demonstra que estas figuras repetem o seu papel, aquele papel que foi ocupado nas décadas de 40 e 50 pelo Corvo, e que hoje traz, no outono da sua trajetória, como diria Gabriel Garcia Márquez em O Outono do Patriarca — uma figura que se notabiliza, que escreve o seu nome na história do País não por características de um grande estadista, mas pela sua vaidade —, o nosso ex-presidente FHC, muitas vezes tratado pelos seus bajuladores como o Príncipe dos Sociólogos, e que escreve mais uma vez o seu nome nas páginas num momento de crise política no País pela vaidade”.

Também foi mencionado por Pimenta o episódio da gafe de FHC durante a disputa à prefeitura de São Paulo, quando posou para fotógrafos na poltrona de prefeito um dia antes do pleito, afinal vencido por Jânio Quadros. “Só a vaidade leva alguém a imaginar sentar na cadeira de Prefeito de São Paulo às vésperas da eleição”, apontou o deputado.

“Sofre Fernando Henrique quando vê o Presidente Lula reconhecido, do ponto de vista internacional, como uma das grandes lideranças contemporâneas, tendo o seu nome ao lado de figuras célebres como Nelson Mandela, como Yasser Arafat, como outros grandes lutadores pelas liberdades democráticas e pela democracia no final do século XX e no início do século XXI”, acrescentou Pimenta.

O parlamentar lamentou que, “no outono da sua trajetória, uma trajetória medíocre”, FHC assuma uma postura que representa “um ataque frontal à democracia, ao resultado das urnas, que vem para reforçar o discurso que nós temos escutado de Aécio Neves e outros representantes do tucanato que até hoje não aceitam o resultado das urnas”.

Pimenta encerrou seu pronunciamento fazendo uma defesa da democracia e do Estado Democrático de Direito. “Eu digo não, FHC, não, Carlos Lacerda, não, Corvo dos tempos modernos. A democracia prevalecerá e a sua biografia, mais uma vez, é manchada pela sua postura e pela sua conduta”, concluiu.

PT na Câmara
Foto: Rogério Tomaz Jr./PT na Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex