O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) apresentou, nesta quinta-feira (25), um amplo e detalhado organograma apontando todas as conexões do esquema envolvendo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), as organizações Globo e a empresa panamenha Mossack Fonseca, tida como uma companhia especializada em operações com offshores destinadas à lavagem de dinheiro, evasão de divisas e ocultação de patrimônio.
Os vínculos societários de subsidiárias da Mossack Fonseca levam aos negócios obscuros da FIFA e passam pela Brasif, rede de lojas freeshop usada por FHC para enviar dinheiro para a jornalista Miriam Dutra, ex-amante do presidente de honra do PSDB.
No emaranhado que Pimenta investigou também figuram as empresas proprietárias de uma mansão em Paraty (RJ) frequentada pela família Marinho, dona da Globo, e de um helicóptero também utilizado pelo clã.
Além do organograma, Pimenta reuniu documentos, fotografias e relatórios explicando todo o esquema. O material será entregue ao Ministério da Justiça e à Procuradoria-Geral da República, aos quais Pimenta solicita a investigação.
Confira o organograma e todo o material coletado pelo parlamentar:
REPRESENTAÇÃO AO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA – PDF (289 Kb)
PT na Câmara
Foto: Jocivaldo Vale/PT na Câmara