Pimenta denuncia escalada golpista que assombra América Latina e defende união de países progressistas

PauloPimenta

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) ocupou a tribuna da Câmara, na terça-feira (14), para denunciar a trama golpista articulada pela oposição venezuelana para derrubar o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Segundo o deputado,assim como no Brasil, setores oposicionistas liderados pelo candidato derrotado Henrique Capriles, inconformados com a derrota eleitoral, articulam a convocação de um referendo revogatório como caminho para  anular a eleição que deu vitória a Maduro. “Através de um ato ilegal, querem eleger um novo chefe do Poder Executivo”, alertou Pimenta.

“Assim como ocorreu no Brasil, a campanha para derrubar um presidente democraticamente eleito está sendo impulsionada pelos derrotados das urnas. Capriles, o candidato perdedor das últimas eleições venezuelanas, lidera a campanha pelo referendo revogatório. Esse referendo, assim como o impeachment da Presidenta Dilma no Brasil, é inconstitucional”, denunciou.

Pimenta explicou que a ação desses oposicionistas trata-se de um golpe. Isto porque, segundo ele, a Constituição venezuelana é clara ao determinar que, só é possível reivindicar o referendo revogatório, e convocar novas eleições até o fim da primeira metade do mandato presidencial para o qual foi eleito o presidente. “Esse prazo venceu em 10 de janeiro deste ano”, revelou o petista.

“Além disso, já foi comprovada a existência de milhares de assinaturas falsas entre as listas de eleitores que pretendem o referendo, muitas delas de pessoas que morreram há muitos anos”, completou.

De acordo com Paulo Pimenta, a escalada golpista que assombra a América Latina ocorre com governantes que priorizam políticas sociais e se preocupam em fazer mudanças que possam dar cidadania à população mais pobre. “Governos populares desagradam o grande poder econômico. A estratégia adotada pelos detentores do grande capital, na tentativa de derrotar esses Governos, se repete por toda a América Latina”.

“A política do quanto pior, melhor, velha conhecida do Brasil em tempos de golpe, se replica na Venezuela: as oligarquias econômicas do país travam uma guerra contra o povo, provocando crises de abastecimento”, lamentou Paulo Pimenta.             

Apesar da existência das redes de distribuição estatais, parte da distribuição de alimentos e medicamentos está nas mãos de máfias especuladoras. O objetivo é desestabilizar a Nação e mergulhá-la numa crise profunda, a fim de culpar o Governo e, com isso, forçar sua saída.

Cruzada midiática – Além da crise econômica provocada pelos inconformados com a derrota eleitoral há, ainda, conforme relatou o deputado, uma cruzada midiática. Segundo ele, essa cruzada ocorre a partir do processo de difamação. Ele frisou que  Maduro, Chávez, Cristina Kirchner, Lula e Dilma são vítimas das difamações midiáticas.

“Os canais da grande mídia, controlados por meia dúzia de famílias bilionárias, se articulam e buscam produzir uma opinião pública de rejeição das lideranças de esquerda na América Latina, com base em mentiras, em informações distorcidas e em sensacionalismo”, acusou Pimenta.

O petista acredita que para combater essa escalada golpista só a “união dos países progressistas latino-americanos  deteria essa ofensiva internacional do neoliberalismo contra os partidos progressistas e populares da América Latina”.

Benildes Rodrigues
Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara
Mais fotos no 
www.flickr.com/ptnacamara

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100