Pimenta critica esportistas que vinculam imagem à propaganda de bebidas

PauloPimenta_plenarioO deputado Paulo Pimenta (PT-RS) ocupou a tribuna da Câmara para chamar atenção da sociedade brasileira para a relação trágica entre a publicidade de cerveja, aumento de consumo da bebida e a mortes no trânsito. A crítica do parlamentar, dessa vez, foi dirigida a esportistas, cantores e artistas que vinculam suas imagens às grandes empresas de álcool no país.  Além de cobrar medidas legislativas, como a sugestão da Organização Mundial da Saúde que indica a restrição da publicidade de cerveja para redução da violência no trânsito, o deputado defendeu uma postura mais responsável das pessoas públicas que, “ao que tudo indica, estão preocupadas apenas com o retorno financeiro pessoal, ignorando os danos do estímulo ao consumo de cerveja”. Conforme Pimenta, a utilização de símbolos nacionais e regionais cria uma cultura que normatiza o consumo de bebidas.

“No Brasil, o contrato do Mano Menezes com a Kaiser, dizem, supera 2 milhões por ano. O futebol é um símbolo, um patrimônio do povo brasileiro, um vínculo que temos especialmente com as crianças e a juventude. E o que temos? O técnico da seleção, principal expressão pública do futebol no Brasil, com um contrato milionário, vinculando seu nome a uma marca de cerveja e aparecendo todos os dias na televisão”, criticou Pimenta.

O parlamentar citou o exemplo do jogador de futebol David Beckham, da seleção da Inglaterra, que durante 10 anos foi garoto propaganda da Pepsi. “O Beckham, segundo as agências internacionais, rompeu seu contrato com a marca de refrigerante pela necessidade de vincular sua imagem a produtos mais saudáveis para crianças. Por pressão da sociedade, por apelo de seus fãs, especialmente do público jovem, o atleta milionário abriu mão de ser vinculado à imagem da indústria de refrigerante” comparou Pimenta

CONAR – O deputado acusou o Conselho de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) de ser tolerante com o abuso de sexualidade explorado pelas propagandas de cerveja, à utilização de esportistas, à vinculação a aparências saudáveis e exemplos de sucesso pessoal e profissional. Pimenta anunciou que irá entrar com uma representação no Conselho de Ética do CONAR solicitando maior rigor na análise de cada uma das peças publicitárias que estão no ar.

“Todo o foco da propaganda é voltado para o público jovem que tem no seu imaginário exatamente aquelas questões que o CONAR aponta como a serem evitadas. Em nosso ponto de vista, a maioria dessas propagandas colide frontalmente com as tímidas e singelas normativas do próprio CONAR”, entende o deputado.

Assessoria Parlamentar

 

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