Pimenta: ato “lindo e representativo” marcou inauguração de comitê em defesa de Lula na Argentina

Com a participação do deputado Paulo Pimenta (RS), líder do PT na Câmara dos Deputados, foi realizado um ato de solidariedade ao ex-presidente Lula em Buenos Aires, nesta quinta-feira (15), com dezenas de parlamentares, organizações e movimentos sociais da Argentina. Além de acompanhar a criação do primeiro comitê internacional em defesa de Lula e da democracia brasileira, o parlamentar petista reuniu-se com a bancada de oposição ao governo neoliberal de Maurício Macri.

Na reunião com os parlamentares argentinos – integrantes da Câmara de Deputados e do Parlamento do Mercosul (Parlasul) – liderados pelo deputado Agustín Rossi, ex-ministro da Defesa no governo Cristina Kirchner, Pimenta telefonou para o ex-presidente Lula, que dialogou por cerca de dez minutos com os congressistas através do viva-voz do celular (confira o vídeo).

Lula agradeceu a homenagem que representa a criação do comitê e disse que seria “maravilhoso” receber os argentinos na caravana que fará pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, jornada cujo início está previsto para 19 de março. O convite foi aceito, e a caravana pelo sul contará com uma delegação argentina.

A criação do comitê de apoio à democracia brasileira e ao direito de o ex-presidente ser candidato na eleição de outubro foi articulada pela Central de Trabalhadores da Argentina (CTA), entidade criada em 1992 e que conta hoje com cerca de 1,5 milhão de filiados, sendo a segunda maior central sindical do país. A Argentina possui a maior taxa de sindicalização da América Latina, com 40% dos trabalhadores filiados a algum sindicato.

“Foi um lindo ato, muito representativo, com muitas lideranças políticas de grande peso, parlamentares que se destacam na luta contra o governo neoliberal entreguista de Macri, organizações e movimentos históricos que derrubaram a ditadura e seguem lutando por justiça e igualdade na Argentina, assim como nós fazemos no Brasil”, afirmou Pimenta, que se disse “emocionado” com a atividade.

“Volto ao Brasil revigorado e emocionado após esse ato e as reuniões que tive em Buenos Aires. Apesar de algumas diferenças pontuais, a situação da Argentina é um espelho do que enfrentamos no Brasil, e, por isso, devemos conversar e trabalhar mais em conjunto para darmos respostas conjuntas a essa ofensiva ultraconservadora na América Latina”, contou o petista.

Nas próximas semanas, outros países na América Latina e Europa abrirão novos comitês de apoio a Lula e à democracia brasileira.

Rogério Tomaz Jr.

Foto: Divulgação

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex