PIB de 2011 atingiu 3,9% após novo sistema de cálculo recomendado pela ONU

enioverri salup
Foto: Salu Parente
 
O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu mais em 2011 do que fora divulgado anteriormente, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a nova metodologia para o cálculo do Sistema de Contas Nacionais (SCN), o avanço foi de 3,9% em 2011, bem acima dos 2,7% estimados anteriormente. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (11). E, antes que os desavisados falem em contabilidade criativa, o IBGE explicou que a nova fórmula de cálculo segue recomendações do manual de Contas Nacionais organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Mundial e pela Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE).
 
Assim, na nova série, o PIB chegou a R$ 3,887 trilhões em 2010 e a R$ 4,375 trilhões em 2011, com variações de 7,5% e 3,9%, respectivamente. Na média, os valores do PIB de 2000 a 2011 ficaram 2,1% acima dos valores da série antiga, cujo crescimento médio nesse período revisado passou de 3,5% para 3,7% pela série atual. A nova metodologia foi adotada pelo IBGE para tornar o cálculo do PIB brasileiro mais harmônico com o de outros países.
 
Os números divulgados hoje, na avaliação do deputado Enio Verri (PT-PR), confirmam o acerto da política anticíclica adotada pelo governo Dilma. “Mesmo pelas regras antigas a nossa economia já tinha registrado um crescimento significativo e sustentável no ano imediatamente anterior à pior fase da crise financeira internacional. Com a mudança, se verificou que o crescimento foi ainda mais expressivo”, frisou.
Enio Verri explicou que a nova metodologia será aplicada também para verificar o crescimento do PIB brasileiro nos anos de 2012 e de 2013.
 
“E, com certeza, os números serão mais positivos. Isso é um ótimo estímulo para o nosso setor produtivo que, ao confirmar o crescimento mais consistente do PIB ficará mais disposto a investir”, argumentou. Ainda, segundo o deputado Enio, a tendência com a nova metodologia, é o PIB deste ano apresentar um resultado melhor.
 
Produção e despesa – Segundo o IBGE, a divulgação das Contas Nacionais a partir de 2010 foi feita com base no Sistema de Contas Trimestrais, usando a composição do PIB pela ótica da produção e da despesa, sem, no entanto, incluir o recorte por setores institucionais. Esse item dos setores institucionais foi incluído agora e divulgado pela primeira vez para os anos de 2010 e 2011.
 
A participação das remunerações dos empregados cresceu de 41,6% para 42,2% do PIB nesses dois anos, embora a participação do rendimento bruto tenha recuado. O setor governo apresentou queda da necessidade de financiamento em 2011 quando comparada a 2010, cuja explicação decorre da evolução positiva dos impostos sobre a renda e patrimônio (19,9%) enquanto que o item consumo final tenha crescido menos, 10,6%.
 
Vânia Rodrigues, com PT na Senado 
 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex