PIB cresce 2,3%: Petistas comemoram desempenho com sustentabilidade

vicentinhoguimaraestribuna
Foto: Gustavo Bezerra
 
O Produto Interno Bruto (PIB) – soma de todas as riquezas produzidas no País – de 2013 cresceu 2,3%, em relação ao ano de 2012. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pelos dados do IBGE, em 2013, o PIB em valores correntes alcançou R$ 4,84 trilhões. O PIB per capita ficou em R$ 24.065, apresentando uma alta, em volume, de 1,4%, em volume, em relação a 2012.
 
Segundo o IBGE, o resultado se deve ao crescimento de 2,1% no valor adicionado e de 3,3% nos impostos. Nessa comparação, a agropecuária (7,0%), os serviços (2,0%) e a indústria (1,3%) cresceram. 
 
O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Vicentinho (SP), comemorou o desempenho do PIB brasileiro, que só perdeu no desempenho para a China, que cresceu 7%. O PIB da Alemanha cresceu 0,4%; do Reino Unido e Estados Unidos 1,9% cada; e a riqueza do Japão cresceu 1,6%. “É lógico que a gente queria mais, no entanto esse resultado é muito bom considerando o cenário mundial”, afirmou. 
 
Vicentinho destacou ainda que o crescimento no Brasil tem outra diferença em relação aos demais países porque é um crescimento com geração de emprego e distribuição de renda.  “Para o povo brasileiro não adianta o PIB crescer 10, 12 ou 5 por cento, se esse crescimento não chega a ele”, acrescentou. O líder petista enfatizou que os trabalhadores brasileiros têm conseguido aumento real de salário,  houve inclusão social e a taxa de emprego formal é crescente. “Por isso, para a população, a sensação do crescimento do PIB é muito maior. Eles percebem de fato  que estão melhorando de vida”, afirmou. 
 
Sustentabilidade – O resultado, na avaliação do deputado José Guimarães (PT-CE), relator do grupo de trabalho da Câmara que discute propostas de reforma tributária, esvazia mais uma vez o discurso “vazio e pessimista” da oposição de que a economia brasileira vai de mal. “Esse crescimento, melhor do que o apresentado pelos os países desenvolvidos, confirma o acerto da política econômica do nosso governo de crescer com sustentabilidade, com geração de emprego e com investimentos públicos em infraestrutura”, afirmou. 
 
Para José Guimarães, mesmo com todas as dificuldades externas, de um mundo ainda se recuperando da crise financeira de 2008, o desempenho do Brasil, mais uma vez demonstra que os fundamentos da política econômica são sólidos e tem rumo: “a garantia do bem estar dos brasileiros, com elevação de renda e pleno emprego”, finalizou. 
 
Números  – Segundo dados do IBGE, o agronegócio brasileiro cresceu 7% no ano passado influenciado diretamente pelo desempenho positivo de algumas culturas que aumentaram a produção ao mesmo tempo em que se registraram ganhos de produtividade, com destaque para a soja (24,3%), cana de açúcar 10%), milho (13) e trigo (30,4%).
 
Na indústria, o crescimento teve contribuição da atividade do setor elétrico, gás, água, esgoto e limpeza urbana (2,9%). A indústria de transformação e o setor da construção civil cresceram 1,9% em relação a 2012 e na área de serviços, todas as atividades cresceram: serviços de informação (5,3%), transporte, armazenagem e correio (2,9%), comércio (2,5%), serviços imobiliários e aluguel (2,3%), administração, saúde e educação pública (2,1%), intermediação financeira e seguros (1,7%) e outros serviços (0,6%).
 
Vânia Rodrigues, com Portal Brasil  

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex