A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar as causas, consequências e responsáveis pelo desaparecimento de crianças e adolescentes no Brasil, no período de 2005 a 2007, aprovou nesta terça-feira a participação da Polícia Federal nas investigações da CPI no caso da crianças desaparecidas recentemente em Luziânia (GO).
“Ali só haverá mesmo uma investigação profunda se houver essa ação da Polícia Federal. A Polícia Judiciária de Goiás não tem trabalhado com profundidade”, afirmou o presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Luiz Couto (PT-PB).
Segundo ele, “pelo que foi verificado, a cada momento que ocorre crimes no entorno de Brasília nunca as providências são tomadas porque quase sempre há policiais envolvidos nas atividades criminosas. Daí a importância de termos a Polícia Federal para que possa desvendar esse mistério de adolescentes e jovens”, afirmou.
A comissão também aprovou requerimento da deputada Emília Fernandes (PT-RS). O texto solicita que seja incluída a participação das defensoras de direitos humanos Miriam Balestro e Sinara Fajardo, além de representante da ONG Coletivo Feminino Plural de Porto Alegre, na audiência pública externa para debater o desaparecimento de crianças e adolescentes no Brasil, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.
“Essas mulheres e essa ONG, ao longo do tempo, se destacaram muito no trabalho dos direitos humanos e no acompanhamento do desaparecimento de crianças e adolescentes. Eles têm desenvolvido um trabalho muito intenso nessa área”, disse a deputada.
Gabriela Mascarenhas