PF: Delação de Palocci reuniu mentiras lançadas contra Lula

A manobra política do ex-juiz Sérgio Moro, de divulgar a delação de Antonio Palocci antes do primeiro turno das eleições presidenciais de 2018, ajudando a eleger o candidato Jair Bolsonaro, foi confirmada neste final de semana. A Polícia Federal concluiu que as acusações feitas por Palocci sobre um suposto esquema milionário de propinas em benefício do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não estão lastreadas em provas e foram desmentidas pela própria investigação dos policiais federais – inclusive em depoimentos de testemunhas e de delatores que incriminaram o PT em outros processos.

A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), cobrou providências. “E agora? O vazamento criminoso da deleção por Sérgio Moro interferiu nas eleições de 2018”, denuncia. “Moro tem de ser processado e publicamente pedir desculpas a Lula e (Fernando) Haddad. Ele sabia que a delação era mentirosa. E a Globo? Vai dar essa notícia com o mesmo estardalhaço?”

O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE), também denunciou o caráter oportunista de Moro. “O tempo traz a verdade à tona. Moro é oportunista e carreirista. Planejou essa ofensiva de perseguição a Lula e ao PT para se colocar no cenário nacional. Usou o Judiciário como trampolim do seu ego. Anular sua sentença é resgatar a credibilidade da Justiça”, disse.

O secretário-geral do PT, deputado Paulo Teixeira (SP), defendeu a anulação da eleição presidencial de 2018 após uso de delação fraudada de Palocci por Moro. “A utilização da delação mentirosa de Palocci demonstra o desvio da Lava Jato, que se politizou, perseguiu Lula e utilizou está delação para prejudicar Haddad. Está aí a prova cabal para a anulação da condenação de Lula por Sérgio Moro e para anular a própria eleição de 2018”, disse.

Foto: Elineudo Meira

Conversa fiada

O delegado Marcelo Daher encerrou o inquérito sobre a delação de Palocci afirmando que as informações prestadas pelo ex-ministro da Fazenda na delação “parecem todas terem sido encontradas em pesquisas de internet”, sem “acréscimo de elementos de corroboração, a não ser notícias de jornais”. Na semana passada, o delegado encerrou o caso sem indiciar acusados.

De acordo com Daher, “as notícias jornalísticas, embora suficientes para iniciar o inquérito policial, parece que não foram corroboradas pelas provas produzidas, no sentido de dar continuidade à persecução penal”. Ele encaminhou o resultado ao Ministério Público Federal. O inquérito foi aberto para investigar declarações de um dos anexos da delação premiada de Palocci homologada pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribuna Federal.

Nesta segunda-feira (17), a defesa de Lula anunciou que vai usar o relatório da PF desmascarando a farsa da delação de Palocci para reforçar o processo de danos morais que o ex-presidente move contra o delegado Felipe Pace. Foi Pace quem capitaneou em Curitiba o acordo delação do ex-ministro assinado em 2018. A PF concluiu que as acusações de Palocci, vazadas por Moro às vésperas das eleições de 2018 não têm provas e foram desmentidas pela investigação.

“O resultado dessa investigação da PF sobre a delação do Palocci é mais uma prova de que a defesa técnica que fizemos do ex-presidente estava na direção correta e que ele foi vítima de lawfare (perseguição judicial), inclusive, com impacto relevante nas eleições presidenciais de 2018”, disse o advogado  Cristiano Zanin, que está à frente da defesa de Lula.

Não é a primeira vez que delações falsas foram usadas contra Lula. Em 2017, o Ministério Público Federal pediu à Justiça Federal a absolvição de Lula e do banqueiro André Esteves no processo que apura a suposta tentativa de suposta tentativa de ambos de obstruir o andamento da Lava Jato por meio da compra do silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. A acusação havia sido feita pelo ex-senador Delcídio do Amaral (ex-PT), que também mentiu no processo e sequer foi punido por isso.

 

Da Agência PT de Notícias

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100