Petrobras ganha prêmio internacional por exploração do pré-sal

Petrobras

A Petrobras recebeu, no domingo (3), um prêmio pelo desenvolvimento tecnológico na extração de petróleo em águas profundas. O prêmio OTC Distinguished Achievement Award for Companies, Organizations and Institutions, considerado mais importante que uma empresa de petróleo pode receber na qualidade de operadora offshore, foi entregue em uma cerimônia em Houston, nos Estados Unidos. O prêmio foi concedido em reconhecimento ao conjunto de tecnologias desenvolvidas pela empresa para a produção da camada Pré-Sal.

Parlamentares da Bancada do PT elogiaram a premiação. Para a deputada Maria do Rosário (PT-RS), integrante da CPI da Petrobras, o prêmio confirma o excelente trabalho realizado pela Petrobras. “Essa tecnologia é baseada em pesquisa nacional e executada com conteúdo nacional e que não pode, em nenhuma hipótese, ser perdida”, disse.

Maria do Rosário criticou proposta do deputado tucano Jutahy Magalhães (PSDB-BA), em tramitação na Casa, que reabre o mercado de petróleo e gás à iniciativa privada. De acordo com ela, o projeto tucano “destrói toda esta excelência que motivou a entrega desta premiação para a Petrobras”. O projeto revoga dispositivos do marco regulatório criado pelo governo em 2010, um regime de exploração e produção desenhado para abrigar as grandes reservas do pré-sal denominado partilha de produção, tendo a Petrobras como operadora única de todos os blocos do pré-sal.

O deputado Valmir Prascidelli (PT-SP), também integrante da CPI da Petrobras, ressaltou a importância da premiação que demonstra a grandeza da empresa. “Apesar da turbulência e dos ataques que a Petrobras vem sofrendo, a estatal mantém o trabalho para cumprir o papel relevante que tem para o povo e o Brasil”.

Importância – Durante a entrega da premiação, em jantar promovido pelo evento, a diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Solange Guedes, ressaltou a importância do prêmio para o corpo técnico e da parceria com sócios, fornecedores e comunidade acadêmica.

“A exploração e produção do pré-sal tem sido uma missão desafiadora, que estamos desempenhando em estreita colaboração com nossos parceiros, com os fornecedores e com a comunidade técnica e científica”, afirmou Solange.

Solange observou que o pré-sal já responde por mais de 20% da produção de petróleo no País, oito anos após sua descoberta, e enumerou tecnologias que levaram à conquista do prêmio. A executiva destacou que todo o dióxido de carbono produzido no pré-sal está sendo reinjetado. “Com isso, evitamos a emissão de um milhão de toneladas de CO2”, contabilizou, lembrando que a iniciativa aumenta o volume de petróleo extraído dos campos.

Equipe PT na Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também