Sob a coordenação do deputado Luiz Alberto (PT-BA), foi lançada nesta quarta-feira (22) a Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras, que também contará com a participação de entidades da sociedade civil.
Para Luiz Alberto, é necessário mobilizar a sociedade para defender a estatal, sobretudo neste momento, em que setores “entreguistas” da oposição tentam desacreditar e distorcer a realidade quanto ao desempenho da Petrobras, tendo em vista a perda do controle da exploração do pré-sal.
“Vamos discutir um calendário de ações para envolver o conjunto da sociedade, dos movimentos sociais e dos parlamentares em defesa da Petrobras, especialmente diante da cobiça do capital internacional sobre o pré-sal”, declarou o coordenador.
Parceria – A Frente lançada nesta quarta trabalhará em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa do Fundo Social do Pré-Sal, coordenada pela deputada Benedita da Silva (PT-RJ), que visa garantir a destinação dos royalties do petróleo para investimento na área social.
Também participaram do evento de lançamento da Frente da Petrobras os deputados Edson Santos (PT-RJ), Francisco Chagas (PT-SP), Ronaldo Zulke (PT-RS), Vanderlei Siraque (PT-SP) e as deputadas Fátima Bezerra (PT-RN) e Luci Choinacki (PT-SC).
Da sociedade civil, já integram a Frente a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e os sindicatos a ela afiliados, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e a União Nacional dos Estudantes (UNE), entre outras organizações.
Rogério Tomaz Jr.