A Petrobras anunciou ontem uma nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos. Batizado informalmente de Carioca Nordeste, o poço fica a 275 quilômetros do litoral paulista e está localizado no bloco exploratório BM-S-9, onde a Petrobras já tem outras duas descobertas, Carioca e Guará.
De acordo com a estatal brasileira, a estimativa é de que a nova jazida concentre reservas de petróleo semelhante ao poço Guará, que tem entre 1,1 bilhão e 2 bilhões de barris de petróleo. O projeto está hoje em fase de testes de produção, por meio da plataforma Dynamic Producer, com capacidade para extrair 30 mil barris por dia.
A nova descoberta, na avaliação do deputado Edson Santos (PT-RJ), dá mais segurança aos investimentos feitos pelo governo brasileiro no setor. “Isso é um bom prenúncio das possibilidades que o País tem nessa área. Por outro lado, a Petrobras consolida a visão que já temos, da sua eficiência e capacidade de descobrir e explorar petróleo em águas profundas”, destacou. Edson Santos ressaltou ainda a importância da descoberta para o desenvolvimento do Brasil.
. O bloco exploratório BM-S-9 fica ao sul do campo de Lula, maior descoberta confirmada de petróleo no País, com 6,5 bilhões de barris. A Petrobras mantém grande esforço exploratório na região e analistas esperam novos anúncios de descobertas nos próximos meses.
Produção – Um dia após o anúncio do recorde de produção em 2010, analistas do mercado financeiro disseram esperar reflexos positivos nas ações da companhia, que passaram o ano passado de lado por conta do processo de capitalização. Mesmo que a meta para o ano não tenha sido cumprida, diz a analista Mônica Araújo, da corretora Ativa, o desempenho sustenta “um forte ritmo de recuperação iniciado timidamente em outubro de 2010”.
A meta de produção nacional da estatal era de uma média anual de 2,1 milhões de barris por dia. O volume verificado, porém, ficou pouco acima dos 2 milhões de barris por dia.
Equipe Informes com agências