A Petrobras anunciou nesta quinta-feira uma nova descoberta de petróleo leve no pós-sal (reservatórios carbonáticos) na Bacia de Campos com a perfuração do poço Aruanã, do qual é operadora exclusiva. Análises preliminares indicam a presença de volumes recuperáveis em torno de 280 milhões de barris de petróleo leve e com boa produtividade.
O poço está localizado a cerca de 120 km da costa do Rio de Janeiro, em águas onde a profundidade é de 976 metros. A descoberta foi comprovada por avaliações (teste de formação em poço revestido) em reservatórios localizados entre 2.993 e 3.123 metros de profundidade. A descoberta será, em seguida, objeto de Plano de Avaliação a ser apresentado à ANP.
Em reservatórios geologicamente semelhantes à esta descoberta, também na Bacia de Campos, no Campo de Marlim Sul, a Petrobras perfurou dois poços: Jurará e Muçuã, nos anos de 2007 e 2009, em águas de 1.200 metros de profundidade. Esses poços permitiram estimativas, em conjunto, de 350 milhões de barris recuperáveis de petróleo. O desenvolvimento desses projetos está previsto no Plano Estratégico 2009-2013, com início de produção em implantação na plataforma P-51, que já produz petróleo na área e, em 2011, na plataforma P-56, que está em construção.
Neste tipo de reservatório, a Petrobras tem conhecimento adquirido na exploração do campo de Marlim Leste, com o poço Jabuti, em 2005. Em águas de 1.300 metros e a 120 km da costa, este poço identificou reservatório com volume recuperável de cerca de 345 milhões de barris de petróleo. O primeiro óleo desse reservatório foi produzido em 2008.
Considerando que já existem estruturas de produção e de escoamento de petróleo e gás na área, a produção dessas três áreas em conjunto vai contribuir, a curto e médio prazos, para o crescimento da curva de produção da companhia. As descobertas de Jabuti e Jurará já estão computadas nas Reservas Provadas da Petrobras de 2008.
No campo de Marlim Leste foi alcançado o recorde mundial de profundidade de água para produção no tipo de reservatório da descoberta anunciada nesta quinta-feira, em fevereiro de 2009, com a perfuração de um poço que atingiu 1.413 metros de água. Em maio de 2009, foi alcançado, ainda, o recorde de produção de petróleo por poço, atingindo 43.588 barris diários. Os bons resultados que estão sendo obtidos pela Petrobras, refletem os esforços, o conhecimento técnico e a avançada tecnologia aplicados pela Companhia na busca de novas descobertas, tanto em áreas de concessões de produção como em regiões pioneiras.
Agência Petrobrás