A Petrobras conquistou, pelo quarto ano consecutivo, o direito de participar da composição do Índice Dow Jones de Sustentabilidade World (DJSI), o mais importante índice mundial de sustentabilidade, usado como parâmetro para análise dos investidores social e ambientalmente responsáveis. Com a renovação, a companhia se consolida como uma das empresas mais sustentáveis do mundo.
“A política do governo Lula levou a empresa a ocupar um novo patamar entre as grande petrolíferas mundiais, sem que ela abrisse mão de suas políticas sociais e de seu papel no desenvolvimento nacional, sendo ao mesmo tempo extremamente lucrativa”, comentou Rocha.
Para o parlamentar, à medida que se consolida o fortalecimento da Petrobras, aumenta também a importância de se garantir à empresa um novo papel, com o novo marco regulatório proposto pelo governo para a exploração das jazidas do pré-sal. “Trata-se, agora, de redistribuir a riqueza do petróleo para todo o povo brasileiro, reduzindo históricas desigualdades sociais e regionais”, afirmou Paulo Rocha.
Na opinião do deputado Geraldo Simões (PT-BA), os avanços obtidos pela Petrobras nos últimos seis anos ocorreram em todas as áreas. “A população não viu mais problemas – como afundamento de plataformas de petróleo – já que a empresa pode aumentar os investimentos em todas as áreas”, disse o parlamentar.
Governança Corporativa – O aperfeiçoamento contínuo das práticas de governança corporativa e a adoção de padrões internacionais de transparência levaram a Petrobras a receber, mais uma vez, a nota máxima no critério “Transparência”, o que demonstra seu compromisso com a integridade corporativa. A companhia reforça, assim, sua credibilidade junto ao mercado e aprimora o relacionamento com seus públicos de interesse.
A Petrobras também obteve nota máxima no quesito “Desenvolvimento de Recursos Humanos” e, além disso, destacou-se como benchmark no critério “Sistema de Gestão e Política Ambiental”. O desempenho da companhia também foi notável nas questões relativas a “Energias Renováveis”, “Impacto Social nas Comunidades” e “Biodiversidade”, dentre outros.
A composição do índice é determinada pela avaliação dos desempenhos ambiental, social e econômico de mais de 317 empresas em 58 setores, em todo o mundo. Atualmente, 19 empresas de petróleo e gás integram o índice. Os resultados desta renovação influenciam as decisões de gestores de fundos que se baseiam exclusivamente nas empresas pertencentes ao índice. Atualmente, estes fundos estão investindo mais de US$ 8 bilhões em ações das companhias que integram o DJSI.
A permanência no índice reflete o reconhecimento do compromisso da companhia em pautar todas as suas atividades e operações em aspectos sociais e ambientais, minimizando seus impactos na sociedade e no meio ambiente. Buscando integrar a sustentabilidade ao seu negócio, a Petrobras se empenha em alcançar seus objetivos estratégicos de crescer com rentabilidade e responsabilidade social e ambiental.
Equipe Informes, com Blog da Petrobras