Petrobras bate recorde na produção na camada do pré-sal e desmonta tese privatizante do PSDB

presal petrobras

Dados divulgados pela Petrobras nesta segunda-feira (11) desmontam argumentos privatizantes contidos no projeto de lei (PL 4567/16), de autoria do senador e ministro provisório das Relações Exteriores, José Serra (PSDB), que retira da Estatal o protagonismo na produção e exploração de petróleo na camada do pré-sal. Segundo a Petrobras, a produção de petróleo e gás natural (óleo equivalente) produzidos no pré-sal saltou de 1.146 para 1,24 milhões de barris diários, no mês de junho, o que corresponde a um aumento de 8% em relação ao mês anterior.

Ainda, de acordo com a estatal, a produção total de óleo equivalente (petróleo e gás natural), no mês de junho, também bateu recorde com produção de 2,90 milhões de barris por dia (boed).  Esse montante superou em 2% o volume produzido em agosto de 2015, equivalente a 2,88 milhões de barris/dia e também representa um recorde mensal.

A produção média apenas de petróleo, em junho, foi de 2,3 milhões de barris por dia (bpd), 2% acima do volume produzido no mês anterior, que foi de 2,24 milhões bpd. Desse total, 2,2 milhões bpd foram produzidos no Brasil e 100 mil bpd no exterior.

Segundo a Petrobras, o volume de petróleo produzido em junho no Brasil é a terceira maior média mensal registrada. Esse crescimento, informou, deve-se, principalmente, à entrada de novos poços na Cidade de Marica, Cidade de Itaguaí, no Campo de Lula, e áreas de Lula Alto e Iracema.

Para o deputado José Guimarães (PT-CE) esses dados jogam por terra os argumentos dos entreguistas do PSDB que insistem em afirmar que a Petrobras não tem condições de explorar sua própria riqueza. “Os  dados mostram que foi um tiro no pé o que a comissão especial fez ao aprovar o projeto de José Serra”, disse Guimarães, se referindo ao parecer de Carlos Aleluia (DEM-BA) aprovado na semana passada. No seu parecer, Aleluia sustentou que “a Petrobras não consegue fazer tudo que é necessário para que o setor de petróleo e gás natural volte a registrar taxas de crescimento expressivas e sustentáveis”.

Para Guimarães, o levantamento revela que a manutenção da Petrobras como operadora única na camada do pré-sal “é o único caminho capaz de tirar a empresa da crise em que se encontra”.

O deputado José Guimarães  ainda fez questão de acrescentar que o estudo que a Petrobras e a Agência Nacional de Petróleo (ANP) divulgam mensalmente ou semestralmente também mostra que o modelo de partilha está dando certo. “Todos esses dados são exemplos de que esse modelo é vitorioso. A tese de acabar com isso, de mudar o regime de exploração do petróleo é exatamente o oposto do que estão dizendo. É uma derrota fragorosa da tese tresloucada do ministro interino José Serra que quer entregar a exploração do petróleo às grandes petrolíferas do mundo”, disse.

Guimarães refutou a trama privatizante dos tucanos que usam a tese de que a Petrobras está quebrada para ofertarem às operadoras internacionais de petróleo a maior riqueza do País.  

“A Petrobras está enfrentando dificuldade? Está. No entanto, quanto mais ela explorar petróleo, mais ela se capitaliza perante o mundo e mais força ela vai ter para se recuperar mundialmente”, afirmou Guimarães, que ainda lembrou que o preço dos barris de petróleo está se equilibrando. “Quanto mais explorar, mais cresce a Estatal, mais dividendo ela trará para o Brasil e mais recursos para a educação e para a saúde”, ponderou o petista.

Benildes Rodrigues com informações da Petrobras

Foto: Divulgação

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também