Em pronunciamento na tribuna da Câmara nesta terça-feira (3), o deputado Fernando Marroni (PT-RS) destacou o aumento de 20% no aumento de produção de petróleo e gás natural no Brasil, no mês de janeiro. Segundo ele, o boletim da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) revela que a produção média de petróleo no Brasil somou 2,469 milhões de barris por dia (bpd) e a de gás natural 96,6 milhões de metros cúbicos produzidos por dia (m³/d).
“Para a tristeza de muitos que apostam na quebra da Petrobras e, para surpresa de outros que são manipulados a acreditar nos discursos da oposição e de parte da imprensa, a estatal do povo brasileiro bateu um novo recorde na produção de gás natural”,destacou Marroni.
Em relação ao pré-sal, o deputado destacou que dados da agência reguladora mostram que essa fonte atingiu 670,1 mil barris de petróleo por dia e 24,5 milhões de (m³/d) de gás natural, totalizando 824,2 mil barris de óleo equivalente diários, apresentando assim, um aumento de 1% em relação ao mês anterior. Ele destacou também que 92,2% dessa produção são oriundos de campos operados pela Petrobras.
Para o parlamentar, o achincalhamento que a Petrobras vem sofrendo por parte da mídia e da oposição não afetou o desempenho e a pujança da estatal. De acordo com Marroni esse resultado frustra a intenção oposicionista.
“Estes dados da ANP mostram que, diferentemente do que a oposição tenta passar para o povo brasileiro, a Petrobras não está quebrada. No governo do PT e dos seus aliados, a Petrobras não será Petrobrax. Ela não será vendida aos gringos. Ela permanecerá 100% brasileira e gerando riqueza para o povo brasileiro”, asseverou Fernando Marroni.
Benildes Rodrigues