A Petrobras declarou nesta quarta-feira (29) a comercialidade de petróleo e gás de áreas de Tupi e Iracema, na Bacia de Santos. Na proposta encaminhada à Agência Nacional de Petróleo (ANP), a estatal sugeriu que Tupi e Iracema fossem batizados como campo de Lula e campo de Cernambi, respectivamente. Juntos, os campos têm volume recuperável de 8,3 bilhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás).
De acordo com a Petrobras, o campo renomeado não é uma homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e segue uma norma que pede o batismo dos campos a serem explorados no mar com nomes de seres marinhos. Segundo a estatal, “o Campo de Lula será o primeiro campo supergigante de petróleo do país [volume recuperável acima de 5 bilhões de barris de óleo equivalente], e o Campo de Cernambi está entre os cinco maiores campos gigantes do Brasil”.
Para o deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), o anúncio da Petrobras reforça o otimismo em relação ao futuro do país. “Essa é uma ótima notícia para o país e para o estado de São Paulo. Essa riqueza mineral irá contribuir para que o país invista no desenvolvimento social e regional com políticas de desenvolvimento da educação, saúde, meio ambiente, ciência e tecnologia e de combate a pobreza “, destacou. Os dois campos estão localizados no bloco BMS-11, operado pela Petrobras , que detém 65% da concessão e que tem como sócias o BG Group, com 25%, e a Galp Energia, com 10%.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira que a presidente eleita, Dilma Rousseff, confirmou a permanência de José Sérgio Gabrielli no comando da Petrobras. A afirmação foi feita por Lula ao iniciar discurso em cerimônia no Ceará. “Quero cumprimentar a palavra mais importante dada aqui hoje que foi do nosso companheiro José Sérgio Gabrielli que ontem a Dilma confirmou a continuidade dele na presidência da Petrobras”, disse Lula no lançamento da pedra fundamental para a implantação de Refinaria Premium 2 da Petrobras.
Heber Carvalho, com agências