Petrobras anuncia autossuficiência em petróleo e desmonta discurso da oposição

luizlabertoD1

Em nota, a Petrobras anunciou na última quinta feira (18) que o Brasil retomará a autossuficiência em petróleo em 2014. De acordo com a empresa, a partir do ano que vem a produção de petróleo no país voltará a atingir a autossuficiência volumétrica, ou seja, volumes iguais de petróleo produzido e de derivados consumidos. Nessa conta está incluída a produção da estatal, dos parceiros e de outras empresas produtoras.

Estão previstos, no Plano de Negócios e Gestão 2013-17 da companhia, os investimentos de US$ 147,5 bi nas atividades de exploração e produção no Brasil, o que representa 62,3% dos investimentos programados pela companhia.  

A estatal informou ainda que a autossuficiência em petróleo havia sido alcançada em 2006, mas reconheceu que o país nunca foi autossuficiente em derivados e, segundo ela, entre 2007 e 2012 houve demanda por derivados apresentando um crescimento de 4,9%, enquanto a produção aumentou apenas 3,4%.

Para o deputado Luiz Alberto (PT-BA) o anúncio feito pela Petrobras desmonta o recente discurso da oposição, liderado pelo PSDB, de que a empresa é ineficiente ou que está falida. “É um golpe mortal nesse discurso irresponsável da oposição”.  

Segundo Luiz Alberto, o objetivo dos ataques feitos pelos oposicionistas quando afirmam que a empresa não têm condições de deter os 30% de todo o contrato do pré-sal, “nada mais é do que o de privilegiar o mercado internacional, particularmente, as petroleiras que querem se apropriar do petróleo brasileiro”, disse Luiz Alberto.

De acordo com o petista, além de colocar uma “pá de cal” nos argumentos “falaciosos”, dos que torcem contra o Brasil, “a notícia demonstra e reafirma à sociedade o papel que a Petrobras desempenha no país, alavancando o desenvolvimento com inclusão social”.

Derivados – A nota da Petrobras explicou também que até que entrem em operação as novas refinarias previstas no Plano de Negócios e Gestão 2013-17 da empresa, o País continuará importando derivados. No entanto, explica o texto,  como a curva de produção da Companhia apresentará um crescimento contínuo, até atingir 2,5 milhões de barris por dia em 2016, 2,75 milhões em 2017 e 4,2 milhões em 2020. Dessa forma, a produção de petróleo superará a produção de derivados e como consequência, o País atingirá autossuficiência em derivados.

De acordo com o planejamento apresentado pela estatal, em 2020 a empresa prevê a capacidade de refino de 3,6 milhões de barris por dia. Já o consumo previsto será de 3,4 milhões de barris por dia.

Benildes Rodrigues com Agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex