Parlamentares da Bancada do PT criticaram em pronunciamento no plenário o que chamaram de “tentativa de golpe” contra o governo Dilma e contra a Petrobras ao abordarem os ataques que a estatal vem sofrendo da oposição e da mídia.
“Não podemos admitir isso. O PT vai lutar para que todas as ações sejam investigadas, doa a quem doer, custe o custar, porque queremos a verdade. E vai ter que ser desde o momento em que essa situação começou a existir em nosso País. É preciso combater a corrupção de todas as formas, desde a corrupção praticada também lá em São Paulo e em outros governos, disse o deputado Luiz Couto (PT-PB), ao se referir a apurações desde o início das irregulares, no Governo FHC.
Na opinião do deputado Angelim (PT-AC) setores que sempre quiseram privatizar a Petrobras tentam enfraquecer a estatal. “Não podemos desconhecer que existem interesses inconfessos por trás deste debate. Interesses de setores que sempre sonharam em privatizar a Petrobras e que hoje tentam denegrir uma empresa que é patrimônio do povo brasileiro. Parece que, para alguns da oposição, a questão central não é proteger o erário público ou punir os malfeitos, mas exclusivamente enfraquecer a empresa e o governo da presidenta Dilma. É por essa razão que quero aqui repercutir um manifesto lançado pela Federação Única dos Petroleiros, intitulado “Defender a Petrobras é defender o Brasil”.
Para o deputado Caetano (PT-BA) é preciso lutar para defender a Petrobras dos entreguistas. “Diversas vezes eu vi aqui discursos inflamados dos setores da oposição querendo entregar a Petrobras ao mercado. Já tentaram fazer isso lá atrás, quando governaram este País. Quiseram vender a Petrobras, privatizar a Petrobras. Tem, sim, que se apurar toda denúncia de corrupção que tiver na empresa, inclusive lá de trás, de quando o Fernando Henrique Cardoso era o Presidente da República. Mas nós não podemos deixar que quebrem a Petrobras. É preciso defender esse patrimônio do povo brasileiro. E nós e a sociedade brasileira estamos aqui para defendê-lo”, disse.
Gizele Benitz